Contribuições da análise do discurso bakhtiniana para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político
Palavras-chave:
Análise de discurso, Bakhtin, Política pública educacionalResumo
O presente artigo teve o objetivo de discorrer sobre a análise do discurso à luz de Bakhtin e suas contribuições, enquanto técnica de análise de dados qualitativos, para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político, numa perspectiva crítica. Para tanto, tomou como exemplo a aplicação da análise do discurso bakhtiniana no tratamento de parte dos dados de uma pesquisa de doutorado em Educação em desenvolvimento. Primeiramente, foi feito um estudo bibliográfico sobre as contribuições de Bakhtin para a análise do discurso. Posteriormente, como resultado, foi apresentada uma proposta de sistematização para a aplicação da análise do discurso às pesquisas em políticas públicas educacionais.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997a. 415 p.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997b.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de janeiro: Editora Forense Universitária, 2010. 366 p.
BANCO MUNDIAL. El desafío de crear universidades de rango mundial. Washington, DC: Banco Mundial, 2009.Disponívrl rm: https://documents1.worldbank.org/curated/en/805521468337255850/pdf/476100SPANISH0101OFFICIAL0USE0ONLY1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
BANCO MUNDIAL. La enseñanza superior: las lecciones derivadas de la experiencia. Washington, DC: Banco Mundial, 1995. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/274211468321262162/pdf/133500PAPER0Sp1rior0Box2150A1995001.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
BANCO MUNDIAL. Qué hacemos. Washington, DC: Banco Mundial, [2022?]. Disponível em: https://www.bancomundial.org/es/what-we-do. Acesso em: 20 jul. 2022.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
OCDE. L'enseignement supérieur à l'horizon 2030 – Volume 2: Mondialisation, La recherche et l'innovation dans l'enseignement. [Paris]: OECD, 2011. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/education/l-enseignement-superieur-a-l-horizon-2030-volume-2-mondialisation_9789264075405-fr#page4. Acesso em: 20 jul. 2022.
OECD. Cómo trabajamos. [Paris]: OECD [2022?]. Disponível em: https://www.oecd.org/acerca/como-trabajamos/. Acesso em: 20 jul. 2022.
UFOPA. PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional –da UFOPA 2019-2023. Santarém: UFOPA, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proplan/documentos/2020/766ea1d5a36f6bde3acdc4b46199218e.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.
UFOPA. Histórico e Localização. Santarém, 2022. Disponível em: http://www.UFOPA.edu.br/UFOPA/institucional/sobre-a-UFOPA/historico-e-localizacao/. Acesso em: 05 abr. 2021.
UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: as novas dinâmicas do ensino superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris: UNESCO, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4512-conferencia-paris&Itemid=30192. Acesso em: 6 abr. 2023.
UNESCO. Declaración mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: visión y acción. Paris: UNESCO, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000113878_spa. Acesso em: 20 jul. 2022.
UNESCO. UNESCO in brief. [Paris]: UNESCO, [2022?]. Disponível em: https://www.unesco.org/en/brief. Acesso em: 20 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fádya Lorena de Souza Moura, Heloisa dos Santos Brasil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.