A formação do sujeito‑leitor no ensino de literatura

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Ensino de Literatura. Sujeito-leitor

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino de literatura para a formação do sujeito-leitor. Desse modo, abordamos a concepção de sujeito-leitor e texto sobre o viés da Análise do Discurso, uma vez que o sujeito-leitor está condicionado ao espaço e ao tempo, adotando práticas de leituras numa ordem social. Assim, partimos dos pressupostos teóricos de Orlandi (2012) com a concepção de sujeito-leitor e texto na Análise do Discurso, Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, enfatizando a literatura como ação transformadora para a formação do sujeito-leitor. Concluímos que, o ensino de literatura transforma o sujeito tanto na construção da criticidade como na humanização, pois o texto não se esgota em uma única leitura, podendo dialogar com o contexto do sujeito-leitor

 

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Ribeiro Rodrigues, J. (2023). A formação do sujeito‑leitor no ensino de literatura. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 83–98. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16154

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.