A formação do sujeito‑leitor no ensino de literatura
Palavras-chave:
Análise do Discurso. Ensino de Literatura. Sujeito-leitorResumo
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino de literatura para a formação do sujeito-leitor. Desse modo, abordamos a concepção de sujeito-leitor e texto sobre o viés da Análise do Discurso, uma vez que o sujeito-leitor está condicionado ao espaço e ao tempo, adotando práticas de leituras numa ordem social. Assim, partimos dos pressupostos teóricos de Orlandi (2012) com a concepção de sujeito-leitor e texto na Análise do Discurso, Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, enfatizando a literatura como ação transformadora para a formação do sujeito-leitor. Concluímos que, o ensino de literatura transforma o sujeito tanto na construção da criticidade como na humanização, pois o texto não se esgota em uma única leitura, podendo dialogar com o contexto do sujeito-leitor
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaciel Ribeiro Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.