Atividade de Língua Portuguesa para o ensino médio
contribuições da análise do discurso
Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa, Análise do discurso, PosicionamentoResumo
Este trabalho apresenta uma atividade didática de língua portuguesa direcionada para estudantes do ensino médio pertencentes a contextos socioculturais diferentes: escola pública e privada. O objetivo é demonstrar que é possível aplicar, e com êxito, o mesmo conteúdo em universos escolares díspares. Buscando uma reflexão sobre a importância de posicionar-se nas mais variadas interações sociais cotidianas, recorremos aos estudos da Análise do Discurso atrelada à Teoria do Posicionamento. Os resultados mostraram similaridade nas respostas dos discentes com referência as suas escolhas e ao desejo de legitimar seu próprio discurso.
Downloads
Referências
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001. v. 23. (Coleção Questões de Nossa Época).
HARRÉ, R.; LANGENHOVE, L. V. Positioning theory: moral contexts of intentional action. Oxford: Blackwell Publishers, 1999.
IRINEU, L. M.; MENDES, M. D. N. (org.). Análise do discurso e ensino de língua portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio. Campinas: Pontes, 2019.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes/Ed. Unicamp, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marilene Aparecida Paula da Costa Braga, Mônica Cardoso Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.