Armandinho e a desigualdade de oportunidades

Autores

  • Victor Hugo da Silva Vasconcellos Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Semiótica; Percurso Gerativo do Sentido; Armandinho.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar a análise de uma tira em quadrinho do personagem Armandinho, de Alexandre Beck, sob a perspectiva da semiótica greimasiana, de modo estabelecer uma maior compreensão do texto e dos sentidos engendrados em sua constituição. O corpus apresenta uma temática   contemporânea, que pode ser destrinchada e discutida a partir da aplicação do Percurso Gerativo do Sentido. Como referencial teórico, revisamos os estudos de Diana Barros (1997) e Fiorin (2000; 2016). Como resultados, apresentamos uma reflexão da tirinha acerca da realidade com a qual estabelece contato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1997.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Sintaxe narrativa. In: OLIVEIRA, Ana. Cláudia de; LANDOWSKI, Eric. (org.) Do inteligível ao sensível. Em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: Educ, 1995. p. 81-97.

FIORIN, José Luís. Modalização: da língua ao discurso. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/4204/3799. Acesso em 09 de set. de 2022.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo, Editora Contexto, 2016.

GREIMAS, Algirdas Julius; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.

RAMOS GHIRALDELLI, P.; BARBOSA SOARES, T. O percurso gerativo de sentido em Mafalda. Porto das Letras, v. 7, n. 1, p. 183-200, 7 fev. 2021. Disponível em
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11209 Acesso em 8 de mai. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

da Silva Vasconcellos, V. H. (2023). Armandinho e a desigualdade de oportunidades. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 263–275. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15586