A Gestão de Áreas Contaminadas no Contexto na Resiliência
Palavras-chave:
Resiliência, Sustentabilidade Urbana, Contaminação do solo, Brownfields, DesindustrializaçãoResumo
Dentro das discussões sobre a sustentabilidade das cidades, muito tem se falado sobre resiliência, com maior enfoque sobre as medidas de mitigação para cidades que correm riscos de desastres, isto é, deslizamentos, enchentes, entre outros eventos de origem natural. No entanto, existem outras formas de eventos que podem comprometer a integridade das cidades, que se originam em ações humanas, que merecem maior atenção, como a contaminação do solo. Neste artigo, focaliza-se a contaminação do solo como desastre antropogênico, e a importância da reconversão de áreas contaminadas como um fator para o desenvolvimento da resiliência urbana e qualidade de vida, levando em consideração a inclusão do manejo sustentável do solo, dentro do contexto da sustentabilidade discutida atualmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.