Abordagem Sociotécnica do Projeto de Arquitetura
Keywords:
Projeto de Arquitetura, Abordagem Sociotécnica, Design Thinking, Wicked ProblemAbstract
Artigo explora fundamentos do Design Thinking (DT), o entendimento de que projeto é um Wicked Problem e os argumentos de Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software. Busca relacionar: (1) o entendimento dos processos de concepção da Engenharia de Software e da Aarquitetura como culturas projetuais que resultam de um esforço coletivo, complexo e criativo no qual a qualidade dos produtos (softwares e edifícios) depende fortemente das pessoas, das organizações e dos processos utilizados em sua produção e uso; (2) as semelhanças entre o desenvolvimento de sistemas de software (ES) e a concepção de projetos de arquitetura (PA), ambos aparentemente envoltos por uma ortodoxia "técnica" e por uma liberdade "estética". Ambos podem ser entendidos como processos complexos que são inevitavel e concomitantemente técnicos, sociais e estéticos. A complexidade de seu desenvolvimento transcende a técnica e exige a intervenção de saberes diferenciados de outras áreas do conhecimento. Ambos são processos de concepção contínuos que envolvem escolha, circularidade e instabilidade que, permeados de subjetividade, são inseparáveis das intenções e pré-intenções de seus autores. As definições de ES e AU oferecidas por dicionários são coincidentes: tornar-se 'útil às pessoas' ou ser 'adequado a vivências e atividades humanas' implica em necessariamente incluir o emaranhado de conhecimentos relacionados com a dimensão social que, em geral, os estudiosos de ES e de AU preferem evitar. Como resultado, esperamos contribuir para contornar o enigma proposto por G. Bataille em 1943: como sair do domínio do projeto por meio de um projeto?
Downloads
Downloads
Additional Files
- Fig. 1 - Escher - mãos desenhando (1948) (Português (Brasil))
- Figs. 2 Arena do Morro – Vista externa de dia (Português (Brasil))
- Fig. 3 - Arena do Morro - vista externa noturna (Português (Brasil))
- Fig. 4 Foto Aérea de Satélite do terreno na Rua Camaragibe, onde foi construída a Arena do Morro (Português (Brasil))
- Fig. 5 -Sala de jogos (Português (Brasil))
- Gig. 6 - Rampa e Ginásio (Português (Brasil))
- Fig. 7 - Vista Sala Multiuso (Português (Brasil))
- Fig. 8 - Vista escada e sala dos professores (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the Project simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the Project with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately for the non-exclusive distribution of the version of the Project published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), indicating that it was originally published in this journal, with a link to the article.