A Construção da Escola para a Liberdade na Obra de Mayumi Souza Lima
A experiência da Escola Estadual João Kopke
DOI:
https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n2p128-142Palavras-chave:
Arquitetura escolar; Projetos participativos; Autonomia estudantil.Resumo
A trajetória profissional da arquiteta Mayumi Watanabe de Souza Lima foi dedicada a revelar e apontar alternativas às relações de poder inerentes à produção e ao uso do espaço escolar, especialmente entre projetos pedagógicos apoiados em práticas autoritárias e disciplinadoras. Das experiências realizadas para transformar essas relações, destaca-se a construção da Escola Estadual João Kopke em 1977, projeto descontinuado pela prática autoritária de sua direção e que seria ressignificado em 2015, durante o movimento de ocupação de escolas pelos estudantes contra seu fechamento pelo governo estadual. Colocadas em diálogo, as experiências indicam caminhos para a transformação da escola pública no período pós-pandemia de Covid-19 com a valorização de seu papel como lugar da educação para a liberdade.
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