A Construção da Escola para a Liberdade na Obra de Mayumi Souza Lima

A experiência da Escola Estadual João Kopke

Autores

  • Tereza Herling Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n2p128-142

Palavras-chave:

Arquitetura escolar; Projetos participativos; Autonomia estudantil.

Resumo

A trajetória profissional da arquiteta Mayumi Watanabe de Souza Lima foi dedicada a revelar e apontar alternativas às relações de poder inerentes à produção e ao uso do espaço escolar, especialmente entre projetos pedagógicos apoiados em práticas autoritárias e disciplinadoras. Das experiências realizadas para transformar essas relações, destaca-se a construção da Escola Estadual João Kopke em 1977, projeto descontinuado pela prática autoritária de sua direção e que seria ressignificado em 2015, durante o movimento de ocupação de escolas pelos estudantes contra seu fechamento pelo governo estadual. Colocadas em diálogo, as experiências indicam caminhos para a transformação da escola pública no período pós-pandemia de Covid-19 com a valorização de seu papel como lugar da educação para a liberdade.

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Biografia do Autor

Tereza Herling, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Professora de Projeto e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

2021-11-28

Como Citar

RIBEIRO HERLING, T. B. A Construção da Escola para a Liberdade na Obra de Mayumi Souza Lima: A experiência da Escola Estadual João Kopke. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 128–142, 2021. DOI: 10.5935/cadernospos.v21n2p128-142. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/construcao.escola.cadernos.pos.au.2021.2. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

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