A Reutilização de Edificações em Conjuntos Urbanos Históricos e a Preservação dos Valores Imateriais: A Rua do Ouvidor e Adjacências, Rio de Janeiro

Autores

  • Juliana Silva Pavan PROARQ/UFRJ
  • Rosina Trevisan M. Ribeiro PROARQ/UFRJ

Palavras-chave:

Reutilização, Valores imateriais, Rua do Ouvidor

Resumo

A partir da criação de programas de proteção de conjuntos urbanos históricos na cidade do Rio de Janeiro, diversas edificações foram reutilizadas e adaptadas, acendendo uma questão: estas reutilizações estão preservando, além de seus aspectos tangíveis, seus valores imateriais? O objetivo deste artigo é contribuir na discussão dos objetivos das políticas de preservação de conjuntos urbanos históricos, que devem visar – além da salvaguarda material - a preservação dos seus valores imateriais. A área escolhida para a análise foi a Rua do Ouvidor e sua adjacência devido a sua importância para a história da cidade do Rio de Janeiro. Percebemos que, mesmo como a atual característica efêmera das necessidades da vida do homem, a área analisada conseguiu permanecer como um Lugar tradicional de compras e passeio para grande parte da sociedade carioca de hoje. Porém, verificamos a inexistência de uma reflexão crítica e teórica a respeito do caráter memorial e documental das edificações históricas que são protegidas em conjunto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Silva Pavan, PROARQ/UFRJ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU/UFRJ).

Rosina Trevisan M. Ribeiro, PROARQ/UFRJ

D. Sc., Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU/UFRJ).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

PAVAN, J. S.; RIBEIRO, R. T. M. A Reutilização de Edificações em Conjuntos Urbanos Históricos e a Preservação dos Valores Imateriais: A Rua do Ouvidor e Adjacências, Rio de Janeiro. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 23, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/PAVAN.2014.1. Acesso em: 12 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos