A Relação entre as Transformações Urbanas e a Produção Arquitetônica de Ribeirão Preto entre os Anos 1900 e 1930

Autores

  • Ana Carolina Gleria UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto / CUML – Centro Universitário Moura Lacerda

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo, Ribeirão Preto, Economia cafeeira

Resumo

A partir do final do século XIX, a cidade de Ribeirão Preto foi marcada pelo incremento intensivo da lavoura cafeeira, que fomentou o desenvolvimento da cidade e sua região, ativando transformações sociais e culturais e permitindo o surgimento de uma nova burguesia agrícola empresarial. Após o advento da economia cafeeira, a cidade de Ribeirão Preto entra no século XX, diante de novas possibilidades que a recente economia oferecia. Durante este período, podemos observar a relação da evolução da cidade com a produção arquitetônica financiada, direta ou indiretamente, pela economia exportadora capitalista, baseada na monocultura do café e no transporte ferroviário. Este trabalho procura analisar os fatores de transformação da cidade, bem como as mudanças na produção arquitetônica e urbanística, características do período de 1900 e 1930 na cidade em Ribeirão Preto, decorrentes, portanto, da cultura gerada a partir do capital cafeeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gleria, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto / CUML – Centro Universitário Moura Lacerda

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente na UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto –, e no CUML – Centro Universitário Moura Lacerda;— São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

GLERIA, A. C. A Relação entre as Transformações Urbanas e a Produção Arquitetônica de Ribeirão Preto entre os Anos 1900 e 1930. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 23, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/GLERIA.2013.2. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos