Identidade, Continuidades e Descontinuidades da Cultura Urbana Portuguesa, Séculos XVIII-XX
Palavras-chave:
cultura urbana portuguesa, urbanismo tradicional, estratégias de desenhoResumo
Uma das principais características do urbanismo de origem portuguesa consiste na adaptação do traçado às características morfológicas do sítio. Podemos observar as estratégias de desenho utilizadas para levar a cabo essa adaptação em múltiplas fundações urbanas, de várias épocas, quer em Portugal quer em territórios ultramarinos. Nos planos para a reconstrução de Lisboa, após o terramoto de 1755, encontramos diversas expressões da síntese da geometria, assumida como princípio regulador, com a adequação ao sítio e às preexistências. Planos subsequentes, dos séculos XIX e XX, mostram uma capacidade muito menor de o plano se articular harmoniosamente com o sítio. Os planos modernistas, a partir dos anos 1950 do século XX, completaram a rotura com a cultura urbana portuguesa. Embora atentos às condições ambientais, observa-se um distanciamento das lógicas de estruturação do território e das preexistências construídas. A identidade do urbanismo de origem portuguesa foi-se perdendo, tornando-se urgente levar a cabo uma reflexão crítica sobre o urbanismo tradicional português. Tal reflexão deve fundamentar quer a reabilitação dos tecidos urbanos históricos quer a concepção de novos espaços urbanos, renovando os laços com a nossa identidade cultural.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.