O Direito à Cidade e o Problema da Acessibilidade: Um Novo Olhar sobre as Cidades Brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Projeto, Design, Architectural Design.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer acerca da questão da acessibilidade espacial intra-urbana nas cidades brasileiras e, como a promoção da mesma está implícita nas proposições do conceito de “direito à cidade”, abordando a importância do controle social na concepção de cidades acessíveis. Para tanto foram utilizadas desde as definições clássicas de “direito à cidade” dadas pelos autores Henri Lefebvre e David Harvey, até as conceituações objetivas da acessibilidade propostas por Carla Cristina Garcia, Humberto Pinheiro Lippo e Silvana Cambiaghi; e de forma correlata a este tema dadas por Jan Gehl por meio do conceito da escala espacial da “dimensão humana”.
Em relação ao método utilizado na presente pesquisa, a mesma foi do tipo descritiva, tendo uma abordagem puramente qualitativa, onde, como procedimento técnico, foram realizados desde levantamentos bibliográficos sobre os referidos conceitos até documentais sobre aspectos legais inerentes a estes.
Os resultados da pesquisa demonstraram que apesar de o Brasil possuir uma ampla legislação que trata da acessibilidade e da instrumentalização do controle social na criação de cidades acessíveis, as cidades brasileiras apresentam um grande déficit de acessibilidade, tanto em suas espacialidades públicas como em suas estruturas e aspectos de mobilidade urbana, sendo a acessibilidade considerada em sua maioria apenas na concepção de espaços privados, destinados à moradia ou lazer.
Concluiu-se que, diante das projeções de envelhecimento populacional feitas pelo IBGE para até a metade do século 21 e do crescimento vertiginoso da população de indivíduos com deficiência motora no país e, da forte relação entre envelhecimento e incidência de deficiências, devido aos problemas de acessibilidade constatados nas cidades brasileiras, emerge a necessidade de se pensar as cidades considerando a inserção destes cidadãos na vida urbana das tais, por meio da promoção da acessibilidade universal, ou seja, a necessidade de um novo olhar sobre as cidades brasileiras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Patricio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estácio de Natal - FCC (2012), especialização Lato Sensu MBA em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNIRN (2015) e Mestrando no Programa de Pós Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPGEUR) do Departamento de Políticas Públicas (DPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

DA SILVA, E. P. O Direito à Cidade e o Problema da Acessibilidade: Um Novo Olhar sobre as Cidades Brasileiras. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 21, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2016.2%20daSilva. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Direito à Cidade, Contradição e Desenvolvimento de uma Sociedade Democrática