Mapeando Memórias

o projeto interpretativo como ferramenta de preservação

Autores

  • Anelis Flores Universidade Franciscana
  • Clarissa de Oliveira Pereira Universidade Franciscana
  • Francisco Queruz Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v25n1p147-165

Palavras-chave:

Patrimônio, Educação patrimonial, Extensão, Centro histórico de Santa Maria

Resumo

A cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, surgiu no final do século XVIII e guarda um importante conjunto de remanescentes edificados que passaram a ser ameaçados pela alteração da legislação municipal em 2018. A partir dessa situação, aliada à falta de reconhecimento pela população do valor dos bens do núcleo urbano, foi montado um grupo extensionista na Universidade Franciscana para atuar na educação patrimonial, o que resultou em um projeto interpretativo para estimular a vivência da cidade aliada à sua preservação. Este artigo se propõe a mostrar o estudo de caso único desse grupo de extensão, nomeado Mapeando Memórias, na construção do projeto interpretativo, sua implantação e também de ferramentais complementares usados. Na estrutura do texto que segue, estabelece-se uma revisão bibliográfica sobre a temática dos projetos interpretativos, seguida pelas razões que amparam o surgimento do projeto, para então mostrar os relatos de implantação do mesmo, além dos outros meios de expressão e divulgação patrimonial para a comunidade. Os resultados, mesmo com o projeto em andamento, indicam comprometimento de parte dos detentores dos bens, além do reconhecimento pela comunidade leiga e infantil dos edifícios que ajudam a contar a história da cidade.

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Biografia do Autor

Anelis Flores, Universidade Franciscana

Anelis Rolão Flôres, arquiteta e urbanista. Doutora em Arquitetura PROPAR/UFRGS, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Clarissa de Oliveira Pereira, Universidade Franciscana

Clarissa de Oliveira Pereira, arquiteta e urbanista. Doutora em Projetos Arquitetônicos ETSAB/UPC, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Francisco Queruz, Universidade Franciscana

Francisco Queruz, arquiteto e urbanista. Mestre em Engenharia Civil PPGEC/UFSM, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2025-06-14

Como Citar

FLORES, A.; DE OLIVEIRA PEREIRA, C.; QUERUZ, F. Mapeando Memórias: o projeto interpretativo como ferramenta de preservação. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 147–165, 2025. DOI: 10.5935/cadernospos.v25n1p147-165. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/16910. Acesso em: 21 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos