Algumas implicações de percepção dos valores simbólicos das roupas: gênero masculino em foco

Autores/as

  • Lia Davidovitsch Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Consumption of symbolic goods, Perception of the symbolic values of clothes, Clothing involvement, Male consumer, Structural equation modeling.

Resumen

Pesquisas ligadas à área de moda podem ter muito a contribuir com o entendimento do processo de consumo de bens simbólicos. Visando auxiliar o pólo criador a buscar maior sintonia com as expectativas do consumidor, este trabalho objetivou analisar como a percepção dos valores simbólicos das roupas pode afetar o envolvimento do consumidor com vestuário e influir na percepção da importância dos diferentes atributos do produto. A pesquisa de campo, contando com 233 participantes, se restringiu ao consumidor masculino residente no Rio de Janeiro. A técnica da Modelagem de Equações Estruturais testou um modelo teórico relacionando os principais conceitos e indicou bons índices de ajuste geral. O teste encontrou a percepção dos valores simbólicos exercendo uma influência significativa sobre os níveis de envolvimento com vestuário e apontou tal envolvimento como um mediador da relação entre a percepção dos valores simbólicos e a percepção da importância dos diferentes atributos das roupas.

 

PALAVRAS-CHAVE

 

Consumo de bens simbólicos; percepção dos valores simbólicos das roupas; envolvimento com vestuário; consumidor masculino; Modelagem de Equações Estruturais

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Biografía del autor/a

Lia Davidovitsch, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Administração de Empresas pelo Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Publicado

2009-11-04

Número

Sección

Recursos y Desarrollo de Negocios