Análise do risco setorial como instrumento de controle gerencial em instituições financeiras

Autores/as

  • Ivan Ricardo Gartner Universidade Metodista de São Paulo
  • Tito Belchior Silva Moreira Universidade Católica de Brasília
  • Herley Martins Galves Universidade Católica de Brasília

Palabras clave:

Instituições financeiras, análise de crédito, risco setorial, métodos multicritérios de análise de decisão.

Resumen

O processo de tomada de decisões de financiamento e investimento é influenciado pelo grau de risco inerente às variáveis consideradas. Este artigo enfoca as variáveis de risco dos setores e segmentos econômicos, que condicionam as decisões das instituições financeiras quanto à concessão do crédito, bem como seu controle durante o período do financiamento. O objetivo é apresentar uma forma alternativa de se avaliar o grau de risco dessas variáveis, utilizando uma abordagem que agregue a multiplicidade de critérios das mais diversas dimensões em um sistema único de avaliação. Para tanto, foi utilizado o método AHP, da linha americana de métodos multicriteriais de análise de decisão. Os resultados da aplicação mostram a classificação de risco para os setores econômicos e para os segmentos a eles associados, apresentam as limitações da metodologia e propostas para novas pesquisas sobre o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivan Ricardo Gartner, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular da Faculdade de Administração e Economia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Tito Belchior Silva Moreira, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor titular da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Herley Martins Galves, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Publicado

2009-08-20

Número

Sección

Finanzas Estratégicas