A Inovação Social como Resposta aos Vazios Institucionais: Uma Perspectiva Multidimensional

Manuela Rösing Agostini, Luciana Vieira Marques, Marilia Bonzanini Bossle

Resumo


Objetivo: O objetivo deste trabalho é propor um arcabouço teórico para explorar a inovação social como uma resposta aos vazios institucionais em uma análise multidimensional.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Aproximar a inovação social da lente teórica da teoria institucional, na perspectiva dos vazios institucionais. Uma das lacunas é propor uma perspectiva multidimensional por meio da observação de múltiplos atores em diferentes contextos institucionais.

Principais aspectos metodológicos: Para suportar o framework seis proposições teóricas foram desenvolvidos a partir de lacunas teóricas identificadas em uma revisão sistemática de literatura, iniciada no Web of Knowledge.

Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam as dimensões que podem ser investigadas em iniciativas de inovação social que preenchem vazios institucionais. As seguintes dimensões foram encontradas: dimensões de contextos institucionais (considerando os diferentes contextos e a interferência do sistema político, de educação/trabalho, sistema financeiro, e sistema cultural; dimensão de múltiplos atores (dando voz a diferentes atores que têm objetivos complementares); dimensão dos pilares institucionais (cognitiva, normativa e regulativa); e, as dimensões da inovação social (modificar/transformar uma necessidade social; solução inovadora; implementação da inovação social; envolvimento dos atores e partes interessadas; e, resultados efetivos).

Principais considerações/conclusões: Este framework pode ser testado em estudos comparativos entre países com níveis distintos de desenvolvimento. Identificou-se a importância de analisar diferentes contextos sociais e os diversos atores que estão envolvidos em iniciativas de inovação social. Além disso, foram identificadas novas áreas que estão influenciando a inovação social e foram indicadas novas possibilidades para investigar esse campo.


Palavras-chave


Inovação social. Vazios institucionais. Análise multidimensional. Contexto institucional. Stakeholders.

Texto completo:

PDF (English)