O Potencial Empreendedor e o Sucesso Empresarial: Um Estudo sobre Elementos de Convergência e Explicação

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG http://orcid.org/0000-0002-4046-9669
  • Paulo da Cruz Freire dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Nicholas Joseph Tavares da Cruz Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Álvaro Guillermo Rojas Lezana Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Empreendedorismo. Potencial Empreendedor. Sucesso. Fracasso. Gênero.

Resumo

Objetivo: O estudo teve por objetivo verificar (1) se há diferença de potencial empreendedor entre Empreendedores de Sucesso e Empreendedores que fracassaram; e (2) se há variáveis que podem ser consideradas preditoras do sucesso ou fracasso do empreendedor.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: Traz-se uma abordagem inovadora para a pesquisa em empreendedorismo, cujo teor principal está na operacionalização empírica do sucesso e do fracasso empresarial para o teste de hipóteses específicas e a identificação dos antecedentes e consequentes do potencial empreendedor.

Principais aspectos metodológicos: A pesquisa foi conduzida em caráter descritivo e de abordagem quantitativa. Aplicou-se a Escala de Potencial Empreendedor em 246 empreendedores, dos quais 100 entraram nos critérios de análise, operacionalmente, como empreendedores de sucesso (n=50) e empreendedores que fracassaram (n=50). Os dados foram analisados por meio de técnicas de Regressão Logística e Teste t de Student.

Síntese dos principais resultados: Os resultados mostram que o empreendedor de sucesso possui maiores escores na Escala de Potencial Empreendedor que o empreendedor que fracassou, sendo o principal convergente entre potencial empreendedor e sucesso empresarial o estabelecimento de metas para o negócio. Na amostra investigada, a variável gênero se mostrou um forte preditor do sucesso empresarial, indicando que homens tem 2,8 vezes maior chance de sucesso nos negócios que mulheres.

Principais considerações/conclusões: Depreende-se que os resultados encontrados lançam luz sobre elementos cruciais para a explicação do sucesso empresarial e corrobora resultados recentes trazidos por pesquisas sobre empreendedorismo e gênero.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Mestre em Psicologia (Psicologia Organizacional) pela Universidade Federal de Alagoas. Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG/Campus Teófilo Otoni. Coordenador do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios. Realiza pesquisas nas áreas de Empreendedorismo, Psicologia Organizacional, Jeitinho Brasileiro e Marketing Informal.
Paulo da Cruz Freire dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Realiza pesquisas nas áreas de Comportamento Empreendedor, Empreendedorismo Familiar, Intraempreendedorismo, Avaliação de Desempenho e Mercado.
Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor e Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realiza pesquisas nas áreas de Tomada de Decisões, Formação de Preço e Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro.
Nicholas Joseph Tavares da Cruz, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor Assistente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Realiza pesquisas nas áreas de Empreendedorismo, Pesquisas de Opinião e de Mercado, Agronegócio e Qualidade.
Álvaro Guillermo Rojas Lezana, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutor em Ingeniería Industrial pela Universidad Politécnica de Madrid. Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realiza pesquisas nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e Educação à Distância.
Publicado
2016-11-16
Seção
Recursos e Desenvolvimento Empresarial