Diferenciação e Competitividade da Oferta de Moda Brasileira no Mercado Internacional

Autores

  • Mariana Bassi Sutter Universidade de São Paulo - FEA
  • Maria Laura Ferranty MacLennan Universidade de São Paulo - FEA
  • Edison Fernandes Polo Universidade de São Paulo - FEA
  • Vivian Iara Strehlau ESPM

Palavras-chave:

Moda brasileira. Vantagem competitiva. Exportação de moda. Diferenciação. Competitividade.

Resumo

Objetivo: A pesquisa busca compreender como se dá a competitividade da exportação de moda brasileira sob a perspectiva da vantagem competitiva.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O estudo avança no conhecimento sobre a moda brasileira e os elementos distintivos que devem compor a sua oferta no mercado internacional. Contribui ao relacionar variáveis pouco investigadas como vantagem competitiva, diferenciação e internacionalização da moda brasileira. Como contribuição gerencial, a pesquisa pode orientar gestores que buscam incrementar sua oferta no exterior ao elencar elementos distintivos da moda brasileira.

Principais aspectos metodológicos: o estudo é alicerçado pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevista em profundidade com agentes de mercado, sendo cinco agentes de apoio à inserção da moda brasileira no mercado internacional e quatro agentes de mercado demandantes (consumidores organizacionais). Utilizou-se a técnica de análise de discurso para analisar os dados.

Síntese dos principais resultados: Para competir no exterior, a oferta de moda brasileira deve se apoiar no: 1) design; 2) qualidade na costura, corte, acabamento, modelagem, uso adequado da matéria-prima e conforto da peça, 3) suporte e serviços; 4) desenvolvimento de atributos relacionados ao país de origem, como cores, vibração, descontração, alegria, e imagem do Brasil, 5) oferecer preços adequados à oferta.

Principais considerações/conclusões: a inserção da moda brasileira no exterior ainda é tímida. Gestores de moda brasileira podem apoiar sua oferta nos atributos relacionados ao país de origem sempre com foco no consumidor global e devem atentar ao preço e qualidade, pois esses ainda se mostram fatores inibidores do desempenho internacional da moda brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Bassi Sutter, Universidade de São Paulo - FEA

Doutoranda pela Universidade de São Paulo - FEA/USP; professora do Centro Universitário Senac.

Maria Laura Ferranty MacLennan, Universidade de São Paulo - FEA

Doutoranda pela Universidade de São Paulo - FEA/USP; professora da Escola Superior de Administração e Gestão Strong Esags.

Edison Fernandes Polo, Universidade de São Paulo - FEA

Professor livre docente na FEA / USP

Vivian Iara Strehlau, ESPM

Professora do PMDGI ESPM

Downloads

Publicado

2016-02-12

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial