Proposição de Método para Avaliar a Maturidade do Processo de Cenários nas Organizações

Autores

  • Nathalia Macedo de Moraes Universidade de Fortaleza
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza
  • Oderlene Vieira de Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Michelle do Carmo Sobreira Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Cenários. Estratégia. Processos. Gestão de Projeto. Maturidade Organizacional.

Resumo

Estudos de cenários são desenvolvidos por governos e organizações como meio para vislumbrar futuros possíveis e assim realizar o traçado de suas estratégias. Ocorre que existem poucas pesquisas que avaliem a efetividade desses estudos. Normalmente o que se encontra na literatura são atributos destinados a avaliar o documento de apresentação do cenário. Nesse sentido, uma abordagem possível é a distinção entre o conteúdo, ou seja, o produto cenário propriamente dito e o processo que dá suporte à sua elaboração. Neste contexto teórico, a pesquisa objetivou propor e aplicar um método para avaliar a maturidade do processo de cenários nas organizações. Em consequência foram identificados os componentes e subcomponentes principais do processo de cenários que permitam avaliá-los; definidas as métricas que indiquem os estágios de maturidade organizacional em cenários; e realizado um exercício de aplicação do método por meio de pesquisa a um conjunto de organizações brasileiras selecionadas. Como uma alternativa possível para basear o método proposto foi utilizado o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP). Assim, empreendeu-se um estudo multimetodológico, qualitativo e interpretativo para a coleta e interpretação dos dados, constando de: levantamento bibliográfico, entrevistas com expertises do meio acadêmico e uso de técnica de análise de conteúdo. Como resultado, obteve-se uma proposta de avaliação do processo de cenários nas organizações considerando as etapas: Preparação, Elaboração, Produção do Documento e Utilização. Para se determinar qual o estágio alcançado em cenários, os estágios foram: inativo, iniciado, padronizado, gerenciado e otimizado, culminando nos níveis de maturidade muito fraco, fraco, regular, bom, ótimo e excelente. O exercício de aplicação do método com 13 organizações brasileiras identificou maturidade regular, revelando a predominância do assunto no setor público, com maiores níveis observados em órgãos nacionais de defesa. O estudo traz contribuições aos campos acadêmico e profissional, pois ao primeiro acrescenta um conhecimento novo, representado por uma proposta de avaliação do processo de cenários, enquanto para o segundo disponibiliza às organizações e às consultorias uma metodologia que permita a realização de diagnóstico do processo baseado em cenários, bem como a proposição de ações direcionadas para a melhoria a partir das lacunas objetivamente identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Macedo de Moraes, Universidade de Fortaleza

Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS,  UFC (2000) e DIREITO, Unifor (2004), MBA em Gestão de Pessoas, FGV - RJ (2006). Certificação PMP (2010). Mestrado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, Unifor (2012), Gerente de Contratações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, interesse nas áreas de Gestão por Processos e de Projetos.

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1982) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1984). Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1988) e Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1995). Professor titular da Universidade de Fortaleza. Atua na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, Cenários, Governança Corporativa, Gestão Internacional, Empreendedorismo e Metodologia de Pesquisa, com foco empírico de pesquisas em Bancos, Indústrias, Estatais e Instituições de Ensino Superior. Estuda os fenômenos no Brasil, América Latina e Países da Língua Portuguesa. Foi coordenador do curso de Mestrado em Administração no período de 1996 a 2008 e coordenador do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Administrativas da Universidade de Fortaleza no período de 2001 a 2008. Foi coordenador de Área de Gestão Internacional da Anpad no período de 2006 a 2009, coordenador de temas e parecerista de eventos de destaque na área, e parecerista de principais periódicos nacionais qualificados pela CAPES.

Oderlene Vieira de Oliveira, Universidade de Fortaleza

Bacharel, Mestra e Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Também graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza. Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza. Seus interesses de pesquisa estão relacionadas a: Cenários (Estudos do futuro), Estratégia, Recursos e Capacidades, Governança Corporativa e Responsabilidade Social Corporativa em empresas de países emergentes e desenvolvidos. 

 

 

Michelle do Carmo Sobreira, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - Unifor, com ênfase em estratégia organizacional; especialista em Docência no Ensino Superior pela faculdade Estácio; graduada em Administração pela Unifor; e bolsista de mestrado pelo Programa de Aperfeiçoamento Docente - Capes. Áreas de interesse: Estratégia Organizacional, Governança Corporativa e Educação de nível superior.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial