Aula de literatura no ensino médio: escombros do texto ou leitura literária?

Autores

  • Gabriela Rodella de Oliveira Faculdade de Educação da USP
  • Neide Luzia de Rezende Faculdade de Educação da USP

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodella de Oliveira, Faculdade de Educação da USP

Possui bacharelado em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP, licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP, mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FEUSP. Interessa-se por questões relacionadas à leitura literária, suas práticas, representações e ensino, considerando uma perspectiva sócio-cultural e da recepção da literatura. É autora de coleção de livros didáticos de Português para o EF II, tendo trabalhado anteriormente como revisora e como editora de materiais didáticos para EF II e EM por 10 anos. Integra o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação e o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação (Ifes-Guarapari, Ifes-Piúma, Ufes, UFPR, Unicentro, Unifesp, UPNFM-Honduras, USP e UVV-ES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Leitura e Produção de Textos, Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de leitura e produção de textos; ensino de leitura literária e de literatura; formação de professor; produção e edição de material didático de português para o ensino básico.

Neide Luzia de Rezende, Faculdade de Educação da USP

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua e de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, literatura, educação, formação do professor.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Como Citar

Oliveira, G. R. de, & Rezende, N. L. de. (2016). Aula de literatura no ensino médio: escombros do texto ou leitura literária?. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 17(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/8409

Edição

Seção

Dossiê