Aula de literatura no ensino médio: escombros do texto ou leitura literária?

Authors

  • Gabriela Rodella de Oliveira Faculdade de Educação da USP
  • Neide Luzia de Rezende Faculdade de Educação da USP

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Rodella de Oliveira, Faculdade de Educação da USP

Possui bacharelado em Letras/Alemão e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP, licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da USP, mestrado na área de Linguagem e Educação sobre práticas de leitura literária de professores de português (2008) e doutorado sobre práticas e representações de leitura literária de adolescentes (2013), ambos pela FEUSP. Interessa-se por questões relacionadas à leitura literária, suas práticas, representações e ensino, considerando uma perspectiva sócio-cultural e da recepção da literatura. É autora de coleção de livros didáticos de Português para o EF II, tendo trabalhado anteriormente como revisora e como editora de materiais didáticos para EF II e EM por 10 anos. Integra o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação e o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação (Ifes-Guarapari, Ifes-Piúma, Ufes, UFPR, Unicentro, Unifesp, UPNFM-Honduras, USP e UVV-ES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Leitura e Produção de Textos, Literatura e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de leitura e produção de textos; ensino de leitura literária e de literatura; formação de professor; produção e edição de material didático de português para o ensino básico.

Neide Luzia de Rezende, Faculdade de Educação da USP

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Língua e de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, literatura, educação, formação do professor.

Published

2016-05-20

How to Cite

Oliveira, G. R. de, & Rezende, N. L. de. (2016). Aula de literatura no ensino médio: escombros do texto ou leitura literária?. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 17(3). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/8409