Booktubers e o legado da crítica de rodapé:

mediação cultural e impressionismo crítico

Autores

Palavras-chave:

Crítica literária, Crítica impressionista, Influenciadores digitais, Mediação cultural, Booktubers.

Resumo

O presente artigo se propõe a estabelecer uma leitura comparada entre um texto crítico escrito no auge da crítica literária impressionistas dos rodapés literários, por um lado, e um vídeo produzido por uma influenciadora digital no YouTube, por outro. Da análise comparada dos dois textos, buscamos entender de que maneira o conteúdo produzido sobre literatura nas redes sociais pode potencialmente ser lido enquanto herdeiro de uma determinada tradição crítica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhiano Motta Aguiar, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Professor do programa de Pós-Graduação em Letras Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2012, foi pesquisador visitante no departamento de Spanish and Portuguese da University of California, Berkeley, através de uma bolsa de doutorado-sanduíche CAPES. Em 2013, participou como escritor-residente do British Centre for Literary Translation, na University of East Anglia, em 2013. Atualmente, é membro da Comissão para Promoção de Conteúdos em Língua Portuguesa (Câmara Brasileira do Livro) . Em 2017, publicou o livro "Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução" (Editora Mackenzie) e em 2018 o livro de contos "Na outra margem, o Leviatã" (Editora Lote 42). É um dos editores-chefe da revista Cadernos de Pós-Graduação em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Em 2022, publicou o livro de contos Gótico Nordestino (Alfaguara/Companhia das Letras), vencedor, no mesmo ano, do Prêmio Clarice Lispector de melhor livro de contos de 2022 (Fundação Biblioteca Nacional). Gótico Nordestino foi um dos destaques do ano de 2022 segundo os jornais Estado de São Paulo, O Globo e considerado melhor livro de contos de 2022 pela Revista literária Bula. Em 2023, Aguiar realizou pesquisas de pós-doutorado no departamento de Spanish and Portuguese da Princeton University.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Motta Aguiar, C. (2024). Booktubers e o legado da crítica de rodapé:: mediação cultural e impressionismo crítico. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(1), 1–13. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16848

Edição

Seção

Dossiê: Novas configurações da crítica literária