A noção de competência e a Língua Portuguesa nos documentos oficiais brasileiros
Palavras-chave:
Competências, Professor, Língua Portuguesa, Ensino-aprendizagem, Documentos oficiaisResumo
O presente estudo objetiva a produção de conhecimento acerca das competências que o professor de Língua Portuguesa, de diferentes níveis de ensino no Brasil, deve considerar e integrar em seu planejamento e em suas ações de ordem didático-pedagógica. Para tanto, após fazer uma revisão conceitual da palavra competência em múltiplos contextos, focalizando a noção desse termo no processo de ensino-aprendizagem, o conceito e os seus desdobramentos são discutidos conforme estabelecem os documentos oficiais do sistema educacional brasileiro (LDB, PCN, BNCC, DCN).
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Brasília, MEC, 03 dez. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0776.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Senado Federal, Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.Htm>. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base: Ensino Médio. Brasília, MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCCv_Ensino Medio_embaixa_site.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Volume 2: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília, MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.
CARNEIRO, M. A. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
CASAGRANDE, N. S. A oficina pedagógica: uma prática necessária na formação do professor de Língua Portuguesa. In: VASCONCELOS, M. L. M. C. (Org.). Língua e literatura: ensino e formação de professores. São Paulo: Mackenzie, 2016, p. 81-103.
DIAS, I. S. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 73-78, jan./jun. 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes?: a escola que prepara para a vida. Tradução Laura Solange Pereira. Porto Alegre: Penso, 2013.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
ROJO, R. (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN's. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Org.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana Luciani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.