A formação continuada de professores do ensino superior
um estudo de caso
Palavras-chave:
professores; formação; profissionalização; profissional docente; pedagógico.Resumo
Este estudo pretende discutir os resultados da atuação de uma frente de trabalho voltada para a formação pedagógica dos professores de ensino superior de um centro universitário localizado na cidade de São Paulo. O grupo de trabalho é composto por docentes que, nos últimos três anos, planejaram e executaram ações para a formação continuada de mais de trezentos professores da graduação presencial. Considerando o trabalho remoto ocasionado pela pandemia de Covid 19, foi possível realizar uma análise quantitativa dos dados do ano de 2019 e uma qualitativa para os anos subsequentes. Os resultados demonstram o impacto da baixa profissionalização dos professores na busca por aperfeiçoamento pedagógico, ainda que este aconteça de maneira colaborativa.
Downloads
Referências
COUTO, Tatiana C. Formação pedagógica do professor de letras: retrato e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
______________. Estudo compartivo do ensino de inglês como língua estrangeira: uma reflexão acerca da realidade brasileira e canadense.Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenze, São Paulo, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança, 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
_____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Referência eletrônica:
Fonte: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acessado em Fevereiro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.