A formação continuada de professores do ensino superior

um estudo de caso

Autores

  • Tatiana Cabral Couto Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

professores; formação; profissionalização; profissional docente; pedagógico.

Resumo

Este estudo pretende discutir os resultados da atuação de uma frente de trabalho voltada para a formação pedagógica dos professores de ensino superior de um centro universitário localizado na cidade de São Paulo. O grupo de trabalho é composto por docentes que, nos últimos três anos, planejaram e executaram ações para a formação continuada de mais de trezentos professores da graduação presencial. Considerando o trabalho remoto ocasionado pela pandemia de Covid 19, foi possível realizar uma análise quantitativa dos dados do ano de 2019 e uma qualitativa para os anos subsequentes. Os resultados demonstram o impacto da baixa profissionalização dos professores na busca por aperfeiçoamento pedagógico, ainda que este aconteça de maneira colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Z. Vida Líquida. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar: 2009, p. 7.
COUTO, Tatiana C. Formação pedagógica do professor de letras: retrato e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.

______________. Estudo compartivo do ensino de inglês como língua estrangeira: uma reflexão acerca da realidade brasileira e canadense.Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenze, São Paulo, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança, 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
_____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Referência eletrônica:
Fonte: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acessado em Fevereiro de 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-09

Como Citar

Cabral Couto, T. (2022). A formação continuada de professores do ensino superior : um estudo de caso . Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 24(2), 1–13. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15280

Edição

Seção

Outras Letras