Formação de professores e a crise da autoridade docente
a educação humanizadora como alternativa viável
Palavras-chave:
Formação de professores. Emancipação. Humanização. Crise da autoridade docente. Políticas educacionais.Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a formação docente defendendo
uma perspectiva emancipatória e humanizadora. Por meio de revisão bibliográfica baseada principalmente nos escritos freireanos, de Adorno e na legislação acerca da formação de professores, fazemos uma breve apresentação dos aspectos legais relacionados à atuação docente. Realizamos a discussão dos princípios de uma educação emancipatória e humanizadora a partir dos conceitos trazidos por Paulo Freire, propondo a problematização a respeito da crise da autoridade docente. A partir da discussão, constatamos a necessidade de que, durante a formação inicial – e a continuada –, ocorra o debate das questões que envolvem a crise de autoridade docente e a busca de meios de sua superação, de modo que ultrapasse a formação técnica, proporcionando, desse modo, maior autonomia docente.
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