Formação de professores e a crise da autoridade docente
a educação humanizadora como alternativa viável
Palavras-chave:
Formação de professores. Emancipação. Humanização. Crise da autoridade docente. Políticas educacionais.Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a formação docente defendendo
uma perspectiva emancipatória e humanizadora. Por meio de revisão bibliográfica baseada principalmente nos escritos freireanos, de Adorno e na legislação acerca da formação de professores, fazemos uma breve apresentação dos aspectos legais relacionados à atuação docente. Realizamos a discussão dos princípios de uma educação emancipatória e humanizadora a partir dos conceitos trazidos por Paulo Freire, propondo a problematização a respeito da crise da autoridade docente. A partir da discussão, constatamos a necessidade de que, durante a formação inicial – e a continuada –, ocorra o debate das questões que envolvem a crise de autoridade docente e a busca de meios de sua superação, de modo que ultrapasse a formação técnica, proporcionando, desse modo, maior autonomia docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ione da Silva Cunha Nogueira, Silvana Alves da Silva Bispo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.