Identidades leitoras de estudantes no percurso do Ensino Médio

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Professora na Universidade de Caxias do Sul
  • Aline Dalpiaz Troian

Palavras-chave:

Processos identitários, Leitura literária, Narrativa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Juventude

Resumo

A leitura literária e suas reverberações no processo de construção identitária dos sujeitos é o tema deste estudo, com base em pesquisa qualitativa realizada com alunos, participantes de projeto extracurricular, concebido nos formatos de círculo de leitura. A partir de uma perspectiva que aborda a Literatura como prática cultural em suas interfaces com os processos identitários, os dados construídos – utilizando questionários sociográficos, mapas emic-rítmicos e narrativas escritas – foram analisados sob a metodologia da análise textual discursiva. Percebe-se adesão dos jovens com a identidade de leitores e sentidos atribuídos a essa identidade, suas trajetórias de leitura e papel da leitura literária em sua história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Professora na Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Bolsista CNPq. Professora no PPGEdu e PPGLet UCS.

Referências

FURTADO, M. I. S. O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental. 2019. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HORELLOU-LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologia da leitura. Tradução Mauro Gama. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. Acesso em: 18 jan. 2021.
PAIS, José Machado. Introdução (Traçado do estudo). In: ________________ (coord.). Traços e riscos de vida: uma aproximação qualitativa a modos de vida juvenis. Porto: Ambar, 1999.
PAIS, José Machado. Sociologia da vida cotidiana. 6. ed. Lisboa: ICS, 2015.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

Ramos, F. B., & Dalpiaz Troian, A. . (2022). Identidades leitoras de estudantes no percurso do Ensino Médio. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 24(1), 1–15. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15067

Edição

Seção

Outras Letras