Identidades leitoras de estudantes no percurso do Ensino Médio
Palavras-chave:
Processos identitários, Leitura literária, Narrativa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, JuventudeResumo
A leitura literária e suas reverberações no processo de construção identitária dos sujeitos é o tema deste estudo, com base em pesquisa qualitativa realizada com alunos, participantes de projeto extracurricular, concebido nos formatos de círculo de leitura. A partir de uma perspectiva que aborda a Literatura como prática cultural em suas interfaces com os processos identitários, os dados construídos – utilizando questionários sociográficos, mapas emic-rítmicos e narrativas escritas – foram analisados sob a metodologia da análise textual discursiva. Percebe-se adesão dos jovens com a identidade de leitores e sentidos atribuídos a essa identidade, suas trajetórias de leitura e papel da leitura literária em sua história.
Downloads
Referências
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HORELLOU-LAFARGE, C.; SEGRÉ, M. Sociologia da leitura. Tradução Mauro Gama. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009. Acesso em: 18 jan. 2021.
PAIS, José Machado. Introdução (Traçado do estudo). In: ________________ (coord.). Traços e riscos de vida: uma aproximação qualitativa a modos de vida juvenis. Porto: Ambar, 1999.
PAIS, José Machado. Sociologia da vida cotidiana. 6. ed. Lisboa: ICS, 2015.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.