A fase japonesa de Tennessee Williams em The day on which a man dies – an occidental Noh play
Palavras-chave:
Dramaturgia; Teatro; Tennessee Williams; Teatro Japonês; Fisicalidade.Resumo
Este trabalho analisa a peça The Day on Which a Man Dies – A Noh Occidental Play, de Tennessee Williams. São analisados os expedientes do off-off-Broadway da peça, assim como aqueles adaptados dos teatros tradicionais japoneses ao contexto político, social e cultural estadunidense, além dos trabalhos performáticos do grupo Gutai. Conclui-se ser uma dramaturgia que privilegia a performance e a fisicalidade. A peça é identificada, assim, como uma tragédia moderna.
Downloads
Referências
ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo – Edição revisada e ampliada pelo autor. Barbara Heliodora; José Roberto O’Shea (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2018. 406 p.
JOHNSON, Sarah Elizabeth. The Influence of Japanese Traditional Performing Arts on Tennessee Williams’s Late Plays. 2014. 46 f. Dissertação (Mestrado em Fine Arts) – Graduate College of The University of Iowa, Iowa City, 2014. Disponível em: <https://ir.uiowa.edu/etd/4566>. Acesso em: 21 set. 2021.
KAPLAN, David. Tennessee Williams & Yukio Mishima – 8 Questions You Might Ask. In: Provincetown Tennessee Williams Theater Festival Magazine. September 26-29. Provincetown, 2019. p. 10-14.
SADDIK, Annette. Introduction: Transmuting Madness into Meaning. In: WILLIAMS, Tennessee. The Traveling Companion and Other Plays. New York: New Directions, 2008. p. xii-xxix.
SAUDERS, Frances Stonor. Quem pagou a conta? Rio de Janeiro: Record, 2008. 560 p.
TARASYUK, Julia. Kazuo Shiraga, the Gutai Master Who Painted with His Feet in a Must – See First Ever Tokyo Retrospective. CoBo Social. 4 mar. 2020. Disponível em: <https://www.cobosocial.com/dossiers/kazuo-shiraga-retrospective-tokyo/>. Acesso: 28 set. 2021.
TATE. Kiyoji Otsuji – Murakami Saburo, Passing Through, 2nd Gutai Art exhibition
Disponível em: <https://www.tate.org.uk/art/artworks/otsuji-murakami-saburo-passing-through-2nd-gutai-art-exhibition-p82293>. Acesso: 28 set. 2021.
TIAMPO, Ming. Gutai: Decentering Modernism. Chicago: University of Chigaco Press, 2011. 264 p.
TOLEDO, Luis Marcio Arnaut de. O estereótipo das coristas na obra de Tennessee Williams. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. v. 11, n. 22, mai-ago, p. 438-463. 2021. Disponível em <https://eba.ufmg.br/revistapos>. Acesso: 27 set. 2021.
WILLIAMS, Raymond. A tragédia moderna. São Paulo: Cosac Naif, .
WILLIAMS, Tennessee. Dragon Country. New York: New Directions, 1970.
WILLIAMS, Tennessee. No bar de um hotel de Tóquio e outras peças. Tradução de: João Camões e Manoel João Gomes. Lisboa: Artistas Unidos/Livros Cotovia, 2015.
WILLIAMS, Tennessee. The Traveling Companion and Other Plays. New York: New Directions, 2008.
WILLIAMS, Tennessee. The Theatre of Tennessee Williams – Volume 3. New York: New Directions, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.