Educação em tempos de pandemia

Autores

  • Maria Lucia M. Carvalho Vasconcelos Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Ensino remoto, Práticas educacionais, Ensino on-line

Resumo

Objetiva-se refletir sobre o contexto educacional nestes tempos de pandemia – o impacto na educação e suas dinâmicas, o impacto na atuação docente, o impacto nos discentes e suas famílias. Sabemos que assolou o mundo um vírus denominado coronavírus, que causa a doença Covid-19, sobre o qual inúmeras notícias com versões aterrorizantes e desencontradas foram veiculadas pela mídia em geral (rádio, televisão, internet, redes sociais). O ano de 2020 iniciou e os diversos governos ao redor do mundo assumiram diferentes posicionamentos. Escolas foram fechadas, transferindo-se as aulas presenciais para modalidades remotas. Alteraram-se, ainda, as relações sociais e de trabalho, que passaram a ser realizadas em ambiente virtual. Vivendo esse pandemônio, professores tiveram que se reinventar, adaptando-se à nova realidade ao ministrarem suas aulas e dando, assim, continuidade ao ano letivo. Ao buscarem as mais diversas maneiras de se utilizar os meios digitais com aulas sín cronas e assíncronas, os professores, usando seus próprios recursos e abrindo suas casas para a entrada da escola, conseguiram realizar o seu trabalho. Essa situação não afetou apenas professores, mas alunos, famílias, agentes da educação e a própria concepção tradicional de ensinar e aprender. Este artigo pretende, portanto, trazer à luz, não só as dificuldades enfrentadas, como também algumas reflexões que podem nos conduzir a mudanças efetivas no modo de compreender o que é a prática educacional e o que é o ambiente escolar e seus agentes.

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Referências

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

Vasconcelos, M. L. M. C., & Maria Oliveira Barbosa Bastos , N. . (2021). Educação em tempos de pandemia. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–8. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14613

Edição

Seção

Dossiê – Educação e Pandemia