Quando o eu olha para o espelho
Implicações no ensino de escrita
Palavras-chave:
Enunciação. Ensino de escrita. Escrita subjetiva. Subjetividade. Ensino médio.Resumo
Este artigo parte da problematização sobre a escrita de si enquanto uma tríade, em que um sujeito que escreve se desloca para a posição de objeto sobre o qual escreve e, também, para a posição de seu primeiro leitor sem jamais abandonar seu posto. A discussão sobre o processo do reconhecimento de si na escrita subjetiva e algumas dificuldades implicadas no dizer de si em textos não ficcionais estende-se sobre a análise de um caso – primeira versão e reescrita de um texto de estudante do ensino médio – e evidencia algumas consequências desses deslocamentos no processo de ensino-aprendizagem de escrita, a partir da identificação de falhas no texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.