Gonçalo da Silveira, S. J. (1521-1561): the first missionary and protomartyr of Southern Africa.
Keywords:
Mozambique. Mwenemutapa. Missionary. Martyrdom. Jesuits.Abstract
Gonçalo da Silveira, S.J. (Almeirim, 23/02/1521– Mwenemutapa / Monomotapa, 15/03/1561), um excelente orador, muito influenciado pelos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola (1491–1556), chega a Moçambique em março de 1560, para evangelizar nas missões de Gamba, Tongue, Inhambane e Monomotapa — aportuguesamento de Mwenemutapa —, o poderoso reino africano entre a margem sul do rio Zambeze e o rio Limpopo, com a capital presumivelmente em Khami, atualmente na região de Matabelelândia no Zimbabwe. Chega ao reino do Monomotapa Chisamharu Negomo Mupunzagutu (c. 1543–c.1589, imperador de c.1560 a 1589), em 26/12/1560, e Gonçalo da Silveira tornou-se uma pessoa da sua inteira confiança, ao ponto de ele permitir a entrada nos seus aposentos particulares. Cerca de um mês depois da chegada de Silveira, o Monomotapa foi batizado com o nome de Dom Sebastião e sua mãe, com o nome de Dona Maria.
Todos os estudos apontam que os principais antagonistas de Gonçalo da Silveira eram os comerciantes muçulmanos, pois sentiam que os seus interesses comerciais e religiosos estavam a ser ameaçados. Numa reinterpretação contemporânea dos factos históricos, Gonçalo da Silveira terá sido acusado de estar possuído pelo espírito de Dzivaguru-Karuva e Chicara, e de ser um traidor enviado por um fumo chamado Capote, do grupo dos Mongazes. O certo é que, em 15/03/1561, o jovem rei Chisamharu Negomo Mupunzagutu manda assassinar Gonçalo da Silveira, por enforcamento e seu corpo foi lançado no rio Musengedzi, nunca tendo o seu corpo sido encontrado.
Gonçalo da Silveira é reconhecido como o primeiro missionário do sudeste africano e o protomártir da África Austral. Desde 1631, tem havido várias tentativas para o desenvolvimento do processo apostólico de beatificação de Gonçalo da Silveira, em reconhecimento das suas virtudes heroicas, mas até ao momento tal ainda não foi decretado pela Congregação para a Causa dos Santos da Igreja Católica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The originals accepted and published become property of Mackenzie Presbyterian University, being forbidden their total or partial reproduction without permission of the Editorial Board, except for study and research.