O estilo da mão furada

Autores

  • Adriana Carolina Hipólito de Assis ufsc

Palavras-chave:

Picaresca. Jacques Lacan. Foraclusão. Estilo. Octavio Paz.

Resumo

O estilo, a aparência pícara é uma das características mais importantes de seu quadro, independentemente do status social. Tanto o pícaro das ruas quanto o foracluído, burguês residente e domiciliado, caminham por uma esma flânerie de perversão e buscam mecanismos de defesa para manutenção do engodo pessoal, como os dândis; ou para sobreviver à foraclusão social buscam anteparo imaginário na roupa moral. Vestir a prêt-à-porter apresenta uma lógica fantasmática que se articula a partir da fórmula de conexão entre o sujeito e a estrutura de significante, que sempre retorna como falta do objeto a, como fantasma escritural. Nesse sentido, a defesa é sempre inventiva, o sujeito revela as faltas vestindo o ideal, o modelo aceito socialmente na tentativa de sair da foraclusão, ao revelar a escritura do desejo, que pode retornar como metonímia neurótica, perversa ou como metáfora delirante e/ou alucinatória, como resto da fome significante do Grande Outro.

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Biografia do Autor

Adriana Carolina Hipólito de Assis, ufsc

Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Pós-Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: mitopoética, literatura infantil, poesia concreta, critica literária, Octavio Paz, picaresca, corpo em Jacques Lacan.

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Publicado

2021-06-18

Como Citar

Assis, A. C. H. de. (2021). O estilo da mão furada. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–10. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/12456

Edição

Seção

Literatura