O gênio e o(s) gênero(s) de Laura Erber

Autores

Resumo

Este texto trata do livro Esquilos de Pavlov, de Laura Erber, naquilo que permite pensar a questão do romance e seus transbordamentos ocasionados pelo diálogo com outros gêneros; no caso, as artes visuais e, especificamente, a fotografia. Para aventar a hipótese de que tudo se passa na literatura, ao con-trário do que possa parecer, analisa-se, primeiro, a posição da escritora na cena literária contemporânea; em seguida, estabelece-se a proximidade com os traços do romance de formação; e, por último, fazem-se as correspondências entre tex-to e fotografia, em uma leitura que busca estar próxima da composição do ro-mance. Para tanto, vale-se de estudos de Jacques Derrida e Roland Barthes acerca do gênero, bem como se dialoga com algumas autoras que pesquisam a relação entre texto e imagem, como Florencia Garramuño e Natalia Brizuela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Magalhães, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestrado e Doutorado em Teoria da Literatura pela UNESP, com estágio na Université Paris VIII, é professora na área de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Sul da Bahia. É uma das líderes do GEPŒC – Grupo de Pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea. Email: milena_guidio@yahoo.com.br

Referências

ARASSE, D. Não se vê nada. Tradução R. P. Cabral. Lisboa: KKYM, 2014.

BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução L. Perrone-Moisés. são Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BRIZUELA, N. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Tradução C. Nou-gué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

CHIARaA a. Corpos petulantes: desafios, esquivas, derivas. Revista Letras, Curi-tiba, n. 84, p. 59-75, jul./dez. 2011.

COMPAGNON, a. O trabalho da citação. Tradução C. P. B. Mourão. Belo hori-zonte: Editora UFMG, 1996.

DERRIDA, J. Limited Inc.Tradução C. M. Cesar. Campinas: Papirus, 1991.DERRiDa, J. A escritura e a diferença. Tradução M. B. M. N. da silva. são Paulo: Perspectiva, 1995.

DERRIDA, J. Genèses, généalogies, genres et le génie: les secrets de l’archive. Paris: Galilée, 2003.

DERRiDA, J.a fita de máquina de escrever. in: DERRiDa, J. Papel-máquina. Tradução E. Nascimento. são Paulo: Estação Liberdade, 2004.

DiCKENS, C. David Copperfield. Tradução J. R. siqueira. são Paulo: Cosac Nai-fy, 2014.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. Questão colocada aos fins de uma história da arte. Tradução P. Neves. são Paulo: Editora 34, 2013.

DOMENECK, R. Dois livros de Laura Erber. Ricardo Demencock blog, 24 mar. 2009. Disponível em: <http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2009/03/dois-livros-de-laura-erber.html>. acesso em: 6 jan. 2017.

ERBER, L. Os corpos e os dias: body and days. Tradução R. s. Carvalho. são Paulo: Editora da Cultura, 2008. Edição bilíngue.

ERBER, L. Esquilos de Pavlov. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013a.ERBER, L. Esse brinquedo barato: o disruptivo Jazz de henri Matisse. O perce-vejo online, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 1-14, jan./jul. 2013b.

GARRAMUÑO, F. Formas da impertinência. in: KiFFER, a.; GARRAMUÑO, F. Expansões contemporâneas: literatura e outras formas. Belo horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 91-108.

LEMOs, M. Experimentações literárias em formato digital. O Globo, 15 out. 2011, p. 3. Disponível em: <https://www.academia.edu/8100502/Resenha_Bénédicte_vê_o_mar_de_Laura_Erber>. acesso em: 6 jan. 2017.

LUDMER, J. Literaturas pós-autônomas. Tradução F. Cera. Sopro. Panfleto po-lítico-cultural. Desterro, jan. 2010, p. 1-6.

MAGALhÃES, M. O poeta carroceiro. Estudios Portugueses y Brasileños 13, salamanca, n. 13, p. 155-173, 2013.

PEDROSA, C. Poesia contemporânea. Crise, mediania e transitividade (uma poética do comum. in: PEDROSA, C.; ALVES, i. Subjetividades em devir: estu-dos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p. 41-50.

PERLOFF, M. O gênio não original. Poesia por outros meios no novo século. Tradução a. scandolara. Belo horizonte: Editora UFMG, 2013.

VISNIEC, M. A máquina Tchékhov. Tradução R. Mallet. são Paulo: Realizações Editora, 2012.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-21

Como Citar

Magalhães, M. (2017). O gênio e o(s) gênero(s) de Laura Erber. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 18(3), 53–69. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/9584

Edição

Seção

Dossiê