“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”:

apontamentos para a história da política linguística de Timor-Leste

Autores

Resumo

O presente texto pretende esboçar as linhas orientadoras da política linguística educativa, em Timor-Leste e seus enviesamentos, desde o período pós-referendo de 1999 até 2010. Para o efeito começaremos por abordar a si-tuação sociolinguística timorense, após o que será feito um breve historial da presença do português na Escola e terminaremos debruçando-nos sobre a po-lítica linguística educativa e apresentando algumas reflexões sobre este assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Vidal Soares, Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa

Professora adjunta aposentada da Escola Superior de Educação de Lisboa, na área de Língua Portuguesa, onde lecionava a disciplina de Didatica da Língua Portuguesa Materna e não Materna.

Doutora em Didática e Formação, Mestre em Relações Interculturais e licenciada em Românicas-Linguística.

Referências

ANDRADE, A. I.; ARAÚJO E SÁ, M. H. Intercompréhension et formation des enseignants: parcours et possibilités de développement. In: CONTI, V.; GRIN, F. (Dir.). S’entendre entre langues voisines: vers l’intercomprehension. Genève: Georg Éditeur, 2008.

BOYER, H.; GARABATO, C. A. Les politiques linguistiques et éducatives comme traitements de situations plus ou moins conflictuelles de contact de langues. Gestions des plurilinguismes. Disponível em: <http://www.univ-montp3.fr/uoh/politiques_linguistiques/co/module_Po%20Ling_2.html>. Acesso em: 17 mar. 2011.

BRITO, R. H. P. Temas para a compreensão do atual quadro linguístico de Ti-mor-Leste. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 48, p. 175-194, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://seer3.fapa.com.br/index.php/arquivos/article/view/ 55/50>. Acesso em: 5 jan. 2011.

CARNEIRO, A. S. Políticas linguísticas em Timor-Leste: tensões no campo da formação docente. Cadernos do CNLF, v. XIV, n. 4, t. 3, p. 3167-3179, 2010. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_4/3167-3179.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2012.

CAVALLI, M. et al. L’éducation plurilingue et interculturelle comme droit. Stras-bourg: Conseil de l’Europe, Division des politiques linguistiques, 2009.Dis-ponível em: <http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/LE_texts_Source/EducPlurInter-Droit_fr.pdf>. Acesso em: 12 out. 2010.

COUTO, H. H. do. Ecolinguística: estudo das relações entre língua e meio am-biente. Brasília: Thesaurus, 2007.DIKI-KIDIRI, M. Multilinguismes et politiques linguistiques en Afrique. In: COL-LOQUE INTERNATIONAL DE OUAGADOUGOU (BURKINA FASO). DEVELOP-PEMENT DURABLE: LEÇONS ET PERSPECTIVES. Actes... Ouagadougou: AIF, UF, OIF, 2004. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2010.

GAJO, L. L’intercompréhension entre didactique intégrée et enseignement bi-lingue. In: CONTI, V.; GRIN, F. (Dir.). S’entendre entre langues voisines: vers l’intercomprehension. Genève: Georg Éditeur, 2008.

GAMBOA, B. Que futuro para a língua portuguesa em Timor-Leste? 2015. Disponível em: <http://paginaglobal.blogspot.pt/search/label/TIMOR%20LEST>. Aces-so em: 11 fev. 2015.

GIBLIN, B. Langues et territoires: une question géopolitique. Hérodote, v. 105, n. 2, 2002. Disponível em: <http://www.herodote.org/spip.php?article55>. Acesso em: 18 jul. 2010.

HULL, G. A Língua portuguesa em Timor: uma perspectiva australiana. In: CONFERÊNCIA IDENTIDADE E LÍNGUA: DESAFIOS E PRIORIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM TIMOR-LESTE, 2001. Disponível em: <http://profesdeptemtl.blogspot.com>. Acesso em: 1º nov. 2013.

HULL, G. The languages of East Timor – some basic facts. Díli: Instituto Nacional de Linguística, Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, 2002. Disponível em <http://www.portphillip.vic.gov.au/default/CommunityGovernanceDocuments/The_Languages_of_East_Timor_Some_Basic_Facts.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2012.

LOUREIRO, R. M. Onde nasce o sândalo: os portugueses em Timor nos séculos XVI e XVII. Camões: Revista de Letras e Culturas Lusófonas,n. 14, p. 93-104, jul./set. 2001.

MARTINET, A. Fonctions du langage et linguistique appliquée. Communication et Langages, v. 1, n. 1, p. 9-18, 1969. Disponível em: <http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/colan_0336- 1500_1969_num_1_1_3705>. Acesso em: 25 set. 2012.

MENESES, D. N. C. Timor: de colónia a país nos fins do século XIX: um sistema educativo em re-estruturação: um estudo documental. 2008. Dissertação (Mes-trado em Administração e Planificação da Educação)–Universidade Portucalen-se, Porto, 2008. Disponível em: <http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/123456789/194>. Acesso em: 1º nov. 2013.

SALIOU, N. Conferência proferida na sessão de abertura do Colóquio “Ensino/ Aprendizagem do Francês e do Português no Contexto Plurilingue Africano”. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL ENSINO/APRENDIZAGEM DO FRANCÊS E DO PORTUGUÊS NO CONTEXTO PLURILINGUE AFRICANO, 2008, Paris. Actas... Paris: União Latina, 2008. p. 31-33.

SOARES, L. V. P. Línguas em Timor-Leste, que gestão escolar do plurilinguis-mo? 2014. Tese (Doutorado em Didática e Formação)–Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/6461354/L%C3% ADnguas_em_Timor-Leste_que_gest%C3%A3o_escolar_do_plurilinguismo>. Acesso em: 28 abr. 2016.

TAYLOR-LEECH, K. J. Language and identity in East Timor. The discourses of nation building. Language Problems & Language Planning, v. 32, n. 2, p. 153-180, 2008.TIMOR-LESTE. Plano do Currículo Nacional do Ensino Primário. Díli: Direção Nacional de Currículos, Ministério da Educação e Cultura, 2005.

TIMOR-LESTE. Programa do IV Governo Constitucional (2007-2012). Díli: Dire-ção Nacional de Currículos, Ministério da Educação e Cultura, 2007. Disponível em: <http://timor-leste.gov.tl?/p=16&lang=pt#iii>. Acesso em: 20 set. 2011.TIMOR-LESTE. Resolução do Parlamento Nacional nº 14/2008, de 29 de outu-bro de 2008.

TIMOR-LESTE. Plano Estratégico Nacional da Educação 2011-2030. Díli: Dire-ção Nacional de Currículos, Ministério da Educação. 2011a.

TIMOR-LESTE. Resolução do Parlamento Nacional nº 20/2011, de 7 de setembro de 2011. 2011b. Disponível em: <http://www.jornal.gov.tl/?mod=artigo&id= 3634>. Acesso em: 1º nov. 2013.

TIMOR-LESTE. Programa do V Governo Constitucional (2012-2017). Díli: Direção Nacional de Currículos, Ministério da Educação e Cultura, 2012.

TIMOR-LESTE. Decreto-Lei nº 3/2015, de 14 de janeiro de 2015. Aprova o Cur-rículo Nacional de Base da Educação Pré-Escolar. 2015a.

TIMOR-LESTE. Decreto-Lei nº 4/2021, de 14 de janeiro de 2015. Aprova o Cur-rículo Nacional de Base do Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Básico. 2015b.

THOMAZ, L. F. Babel Lorosa’e. O problema linguístico de Timor-Leste. Lisboa: Instituto Camões, 2002.

XIMENES BELO, C. A língua portuguesa em Timor-Leste. 2008. Disponível em: <http://www.ciberduvidas.com/lusofonias.php?rid=1758>. Acesso em: 14 out. 2011.

PRESIDÊNCIA da CPLP vai impulsionar a língua portuguesa em Timor-Leste. Público, 21 jun. 2014.Disponível em:<http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/presidencia-da-cplp-vai-impulsionar-a-lingua-portuguesa-em-timorles-te-1659983>. Acesso em: 12 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Soares, L. V. (2016). “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”: : apontamentos para a história da política linguística de Timor-Leste. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 18(1), 60–78. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/8623

Edição

Seção

Dossiê