Percepção de professores em formação inicial sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais

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Resumo

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) adentrou as universi-dades brasileiras a partir do decreto federal que o recomendou, especialmente, aos cursos de formação de professores. O presente artigo discute as implicações desse ensino na formação inicial, com base na percepção dos licenciandos de uma universidade federal. As análises demonstraram que a disciplina de Libras contribuiu para a comunicação e para o desenvolvimento de práticas pedagógi-cas voltadas aos surdos. Além disso, incitou reflexões sobre a necessidade de ampliação dos seus espaços de uso e de divulgação.

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Biografia do Autor

Michelle Nave Valadão, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP); Especialização em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Libras e em Linguística e Ensino de Línguas; Mestrado e Doutorado em Neurociências e Ciências do Comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da UFV . Atua na área de Educação Inclusiva e desenvolve pesquisas no campo dos Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Tem interesse por estudos no campo da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores e nos processos de ensino e aprendizagem da Libras e da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.

 

Eduardo Andrade Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Linguística Aplicada (Estudos da Tradução) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Estudos da Tradução e bacharel em Letras-Libras, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), licenciado em Química, e certificado e habilitado como Intérprete e Tradutor de Libras-português (ITLP) pelo Programa Nacional de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras-português (PROLIBRAS - MEC/INES/UFSC) e pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - BH/SEE/MG). Atualmente trabalha como ITLP na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é membro do Núcleo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais (Intertrads - UFSC - CNPq) e do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NeLIS - UFMG - CNPq). Possui experiência e interesse acadêmico por questões relacionadas aos Estudos da Tradução e da Interpretação, aos estudos linguísticos da Libras e à educação com/de/para surdos.

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

Valadão, M. N., & Gomes, E. A. (2016). Percepção de professores em formação inicial sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 18(1), 199–211. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/7817

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