Samba-enredo: a formação de um (sub)gênero cancional

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Resumo

Forma cultural original do Brasil, o samba-enredo se transformou em instrumento de formação da consciência nacionalista junto às comunidades periféricas. A mitificação de fatos e a criação de heróis nacionais desde o início estiveram presentes na canção das escolas de samba. Neste artigo, estudare-mos as representações do nacionalismo e da etnicidade nas escolas de samba, particularmente em sua canção. O corpus secentrará nas duas escolas que estão há mais tempo em atividade, Portela e Estação Primeira de Mangueira, dos seus primórdios, nos anos 1930, aos anos 1980.

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Biografia do Autor

Luís Augusto Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestre (1988) e doutor (1998) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI (2015). É autor de vários livros, entre os quais "Machado e Borges" (2008). É crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.

Jackson Raymundo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área Estudos de Literatura. Mestre em Letras pela UFRGS, área Estudos de Literatura, especialidade Literatura Brasileira. Especialista em Administração Pública Contemporânea pela UFRGS. Graduado em Letras pela UFRGS, com ênfase em Português-Italiano e respectivas literaturas. Pesquisador da cultura brasileira, em especial da canção popular. Foi professor da Especialização em Literatura Brasileira da UFRGS. Atualmente está em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. É Coordenador de Cursos Lato Sensu do Decanato de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.

Referências

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

Fischer, L. A., & Raymundo, J. (2016). Samba-enredo: a formação de um (sub)gênero cancional. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 18(1), 186–197. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/7437

Edição

Seção

Literatura