Ponto de vista e posturas enunciativas em redações do Enem.
Palavras-chave:
Ponto de vista, Posturas enunciativas, Gêneros do discurso, Redação do EnemResumo
Este artigo analisa que posturas enunciativas são acionadas pelo participante do Enem na hierarquização dos pontos de vista mobilizados no texto da redação avaliada com nota mil e em que medida elas se relacionam com constrangimentos do gênero do discurso. Para tanto, respalda-se no aparato teórico da Linguística Textual hoje praticada no Brasil (Cavalcante, 2012; 2016; Cavalcante et al., 2020; Cavalcante et al., 2022) em interface com a perspectiva enunciativa e interacionista do ponto de vista de Rabatel (2015; 2016a; 2016b; 2021). Os resultados apontam que os pontos de vista são hierarquizados a partir de distintas posturas e que, em certos pontos do texto, não é possível contornar o primado das obrigatoriedades genéricas.
Downloads
Referências
ADAM, J-M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
BAKHTIN, M Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral II. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2006.
CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2014.
CAVALCANTE, M. M. Abordagens da Argumentação nos estudos de Linguística Textual. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v.14, p.106-124, 2016.
CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística textual e argumentação. Campinas: Pontes, 2020.
CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes, 2022.
CAVALCANTE, F. M. L; SILVA, A. A. A redação do Enem: um estado do conhecimento. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 23, n. 2, p. 51-70, 13 out. 2023.
CORTEZ, S. L. A construção textual-discursiva do ponto de vista: vozes, referenciação e formas nominais. 2011. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de 132 Estudos da Linguagem. Campinas, SP, 2011.
CHARAUDEAU, P. O contrato de comunicação na sala de aula. Tradução de Cristian Nicolas Gouraud. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 1-14, jan./jun. 2012.
CUSTÓDIO-FILHO, V. CAVALCANTE, M. M. Ponto de vista em Linguística Textual: efeitos argumentativos e aplicações no ensino de Língua Portuguesa. Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 379-403, 2023.
FERNANDES, L. A. M. L. O funcionamento enunciativo da argumentação: a prova de redação do ENEM. 196 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
GENETTE, G. Figures III. Paris: Seuil, 1972, p. 67-282.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RABATEL, A. Argumenter en racontant: (Re) lire et (ré) écrire les textes litttéraires. 1. ed. Bruxelles: De Boeck, 2004.
RABATEL, A. Le point de vue, une catégorie transversale. Le Français aujourd’hui, n. 151, p. 57 68, 2005.
RABATEL, A. Schémas, techniques argumentatives de justification et figures de l’auteur (théoricien et/ou vulgarisateur). Revue d’anthropologie des connaissances, março, 2010, p. 505-25. (Tradução livre da Profa. Maria das Graças Soares Rodrigues).
RABATEL, A. Postures énonciatives, variable générique et stratégies de positionnement. In: ANGERMULLER, Johannes; PHILIPPE, Gilles. Analyse du discours et dispositifs d'énonciation: autour des travaux de Dominique Maingueneau. Limoges: Lambert-Lucas, 2015, p. 125-135.
RABATEL, A. Homo Narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa. São Paulo: Cortez, 2016a.
RABATEL, A. Os desafios das posturas enunciativas e de sua utilização em didática. Trad. Weslin de Jesus Santos Castro. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 12, p. 191-233, jul/dez. 2016b.
RABATEL, A. Les stratégies émotives d’un repentir public offensif. In: RABATEL, A. Pour une lecture linguistique et critique des medias: empathie, éthique et point(s) de vue. Limoges: Lambert-Lucas, 2017.
RABATEL, A. Homo Narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa (volume 2). Natal, RN: Edufrn, 2021.
SILVA, A. A.; SÁ, K. B.; SANTOS, S. A. (2023). Plano de texto e organização tópica em redação do Enem: pontuando contribuições para o ensino de produção textual. Revista Da Anpoll, 54(1), 2023, p. 01-14.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ananias Agostinho da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.