Formação de professores e a crise da autoridade docente

a educação humanizadora como alternativa viável

Autores

  • Ione da Silva Cunha Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Silvana Alves da Silva Bispo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Formação de professores. Emancipação. Humanização. Crise da autoridade docente. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a formação docente defendendo
uma perspectiva emancipatória e humanizadora. Por meio de revisão bibliográfica baseada principalmente nos escritos freireanos, de Adorno e na legislação acerca da formação de professores, fazemos uma breve apresentação dos aspectos legais relacionados à atuação docente. Realizamos a discussão dos princípios de uma educação emancipatória e humanizadora a partir dos conceitos trazidos por Paulo Freire, propondo a problematização a respeito da crise da autoridade docente. A partir da discussão, constatamos a necessidade de que, durante a formação inicial – e a continuada –, ocorra o debate das questões que envolvem a crise de autoridade docente e a busca de meios de sua superação, de modo que ultrapasse a formação técnica, proporcionando, desse modo, maior autonomia docente.

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Biografia do Autor

Silvana Alves da Silva Bispo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas (UFMS/CPTL).

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

da Silva Cunha Nogueira, I., & Alves da Silva Bispo, S. . (2022). Formação de professores e a crise da autoridade docente: a educação humanizadora como alternativa viável. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 24(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/15250

Edição

Seção

Outras Letras