Educação em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Ensino remoto, Práticas educacionais, Ensino on-lineResumo
Objetiva-se refletir sobre o contexto educacional nestes tempos de pandemia – o impacto na educação e suas dinâmicas, o impacto na atuação docente, o impacto nos discentes e suas famílias. Sabemos que assolou o mundo um vírus denominado coronavírus, que causa a doença Covid-19, sobre o qual inúmeras notícias com versões aterrorizantes e desencontradas foram veiculadas pela mídia em geral (rádio, televisão, internet, redes sociais). O ano de 2020 iniciou e os diversos governos ao redor do mundo assumiram diferentes posicionamentos. Escolas foram fechadas, transferindo-se as aulas presenciais para modalidades remotas. Alteraram-se, ainda, as relações sociais e de trabalho, que passaram a ser realizadas em ambiente virtual. Vivendo esse pandemônio, professores tiveram que se reinventar, adaptando-se à nova realidade ao ministrarem suas aulas e dando, assim, continuidade ao ano letivo. Ao buscarem as mais diversas maneiras de se utilizar os meios digitais com aulas sín cronas e assíncronas, os professores, usando seus próprios recursos e abrindo suas casas para a entrada da escola, conseguiram realizar o seu trabalho. Essa situação não afetou apenas professores, mas alunos, famílias, agentes da educação e a própria concepção tradicional de ensinar e aprender. Este artigo pretende, portanto, trazer à luz, não só as dificuldades enfrentadas, como também algumas reflexões que podem nos conduzir a mudanças efetivas no modo de compreender o que é a prática educacional e o que é o ambiente escolar e seus agentes.
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