Formação docente inicial, estágios supervisionados e Pibid em tempos de pandemia

Autores

  • Valéria Bussola Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Pandemia, Formação docente inicial, Licenciatura em Letras, Pibid, Língua Portuguesa

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, o universo escolar brasileiro passou por adaptações em função da suspensão das aulas presenciais. Em 2020, o início do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) também foi adiado. Contudo, dez meses depois do adiamento, o projeto passou a ocorrer de forma remota. É sobre essa experiência que trata este texto: são descritas as alterações necessárias para que os alunos de licenciatura em Letras pudessem ministrar aulas remotas de Língua Portuguesa para estudantes da educação básica, bem como as dificuldades e os benefícios para a formação docente inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Bussola Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Letras-Tradutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), graduação em Letras-Licenciatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Já trabalhou como professora na Educação Infantil, nos Ensinos Fundamental I, II e Médio. Atualmente, é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie na qual ministra aulas nos cursos de Letras e Publicidade. Também compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu de Língua e Literatura.

Referências

BRASIL. Parecer CNE/CES no 492/2001, aprovado em 3 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jul. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP no 01/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm. Acesso em: 15 jul.2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11/2020, de 7 de julho de 2020. Orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de agosto de 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/148391-pcp011-20/file. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 nov. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Capes). Ofício Circular no 08/2020-DEB/CAPES. Orientações sobre a implementação dos projetos institucionais do Programa Pibid. Brasília, 6 jul. 2020a. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/388/o/Oficio_CAPES_PIBID.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Capes). Ofício no 71/2020-DEB/CAPES. Orientações sobre a implementação dos projetos institucionais. Brasília, 27 maio 2020b.

FARIAS, I. M. S. de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2009. (Série Formar).

FAZENDA, I. C. A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 20. ed. Campinas: Papirus, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 49. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

MARTINS, V. B. A utilização de redes sociais na formação docente: o acompanhamento dos Estágios Curriculares Supervisionados por meio do Facebook. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2014.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Martins, V. B. (2021). Formação docente inicial, estágios supervisionados e Pibid em tempos de pandemia. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(2), 1–14. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14602

Edição

Seção

Dossiê – Educação e Pandemia