Quando o eu olha para o espelho

Implicações no ensino de escrita

Autores

  • Daniela Favero Netto

Palavras-chave:

Enunciação. Ensino de escrita. Escrita subjetiva. Subjetividade. Ensino médio.

Resumo

Este artigo parte da problematização sobre a escrita de si enquanto uma tríade, em que um sujeito que escreve se desloca para a posição de objeto sobre o qual escreve e, também, para a posição de seu primeiro leitor sem jamais abandonar seu posto. A discussão sobre o processo do reconhecimento de si na escrita subjetiva e algumas dificuldades implicadas no dizer de si em textos não ficcionais estende-se sobre a análise de um caso – primeira versão e reescrita de um texto de estudante do ensino médio – e evidencia algumas consequências desses deslocamentos no processo de ensino-aprendizagem de escrita, a partir da identificação de falhas no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Favero Netto

Doutora em Letras - Linguística Aplicada

Colégio de Aplicação - UFRGS
Professora do Departamento de Comunicação - Área de Língua Portuguesa e Literatura

Downloads

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Favero Netto, D. (2021). Quando o eu olha para o espelho: Implicações no ensino de escrita. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(3), 1–16. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/14383

Edição

Seção

Língua e Linguística