Afetividade e aprendizagem significativa na educação superior
Palavras-chave:
Afetividade; Aprendizagem Significativa; Cultura Escolar; Educação Superior; Ensino-Aprendizagem.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a apropriação da afetividade no ensino e na aprendizagem com foco na da educação superior. São enfatizados os aspectos histórico, social e cultural das dimensões afetivas, uma vez serem determinantes na relação interpessoal entre docente e discente. Optou-se pela revisão bibliográfica de autores que argumentam sobre a afetividade com base nas concepções dos teóricos Ausubel (1918-2008), Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934) e Wallon (1879-1962). Os principais autores são: Abigail Mahoney e Laurinda Almeida (2005, 2010), Bernadete Gatti (2020), Cristiane Porto e Fábio Santos (2018), Demerval Saviani (2019) Flávia Barros (2017), Jorge Larrosa (2021), Marco Moreira (2011, 2012), Paulo Freire (2020) e Elvira Tassoni (2008). Além do levantamento bibliográfico, a metodologia de abordagem qualitativa contou com a pesquisa de doutorado de Barros (2017). A partir do olhar de estudantes universitários sujeitos desta pesquisa, analisou-se os impactos afetivos nas práticas educacionais desenvolvidas por professores. Como resultado, identificam-se as consequências da mediação docente na aprendizagem e propõe alguns caminhos para assegurar a mudança necessária da cultura escolar tradicional, visando à apropriação da afetividade. As discussões e os resultados favorecem ao desenvolvimento da aprendizagem significativa e alertam a importância da socialização das práticas educacionais integradoras e do diálogo intensificado sobre as dimensões afetivas em espaços de formação docente inicial e continuada.
PALAVRAS-CHAVE: Afetividade; Aprendizagem Significativa; Cultura Escolar; Educação Superior; Ensino-Aprendizagem.
Downloads
Referências
BARROS, Flávia. R. de. Impactos Afetivos das Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: o olhar dos alunos. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330897. Acesso em 07/06/2020.
BELLAN, Zezina. Andragogia em Ação: como ensinar adultos sem se tornar maçante. Santa Bárbara d’Oeste, SP: Z3 Editora e Livrarias, 2005.
DÉR, Leila.”A constituição da pessoa: dimensão afetiva”. In: MAHONEY, Abigail; ALMEIDA, Laurinda (org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 61-75.
FERNANDES, Elisângela. “David Ausubel e a aprendizagem significativa”. Nova Escola, ed. 248, 01 dezembro 2011. Pensadores da Educação. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/262/davidausubel-e-a-aprendizagem-significativa. Acesso em set. 2020.
FERREIRA, Aurélio. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 75.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GATTI, Bernadete. “Perspectivas da Formação de Professores para o Magistério na Educação Básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas”. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade. v. 29, n. 57, p. 15-28, jan./mar. 2020.
AUTOR, Autora; AUTOR, Autora”. In: LOPES, Ana Lúcia; VIEIRA, Marili; SANTOS, Sérgio. (Org.). Desafios da Educação pós-pandemia: impactos da quarentena no currículo e na cultura digital. São Paulo: LiberArs, 2021, p. 53-68.
LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
AUTOR, Autora; VIEIRA, Marili. Afetividade em ambientes virtuais de aprendizagem. In: XIII Congresso Nacional de Educação Educere, 2017, p. 2397-2413. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24863_12034.pdf Acesso em 11.12.2021.
MAHONEY, Abigail; ALMEIDA, Laurinda de. “Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon”. Psicologia da Educação, v. 20, 2005. p. 11-30. São Paulo, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752005000100002. Acesso em 03 out. 2020.
MAHONEY, Abigail; ALMEIDA, Laurinda de (org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
MAHONEY, Abigail. “A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem”. In: MAHONEY, Abigail; ALMEIDA, Laurinda (org.). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 13-24.
MASETTO, Marcos. “Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas”. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 83-102.
MOREIRA, Marco. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, Marco. “O que é afinal aprendizagem significativa”? Qurriculum, La Laguna: Espanha, 2012. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2010. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em 14/02/2021.
NÓVOA, Antônio. “Formação de Professores no Século XXI e a Perspectiva da Escola Integral”. Instituto Ayrton Senna e Instituto Singularidades. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rp9ILAccfyQ. Acesso em 12/11/2020.
PORTO, Cristiane; SANTOS, Fábio. “Uma revisão bibliográfica da relação entre professor e aluno no ensino superior sob a ótica da afetividade”. Atos de Pesquisa em Educação. v. 13, n. 1, p.194-211. Jan./abr. Blumenau, 2018. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5697. Acesso em 16/06/2021.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. Coleção Memória da Educação.
SOUZA, Ana. “Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos”. Revista Exitus. Vol. 2, nº1, 2012. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/85. Acesso em 15/02/2021.
TASSONI, Elvira. A dinâmica interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251875. Acesso em 08/06/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.