Um filme brasileiro, uma trilha musical e muita repercurssão mundial: análise do filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

Autores

  • Alexandre Sônego de Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas
  • André Luiz Olzon Vasconcelos Doutor Em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie Professor da PUCCAMP- Pontifícia Universidade Católica de Campinas Pesquisador LABCINE

Palavras-chave:

filme, trilha musical, cultura brasileira, Soft Power, Aquarius

Resumo

Neste trabalho, é feita uma reflexão sobre o filme Aquarius, do diretor Kleber Mendonça Filho, com ênfase na análise da trilha musical em que o valoroso cancioneiro popular brasileiro é apresentado no transcorrer da narrativa fílmica. Como aparato teórico-metodológico, utilizamos o conceito de Soft Power, a fim de realizar uma análise interdisciplinar que leve em consideração os fundamentos musicais, mas também as relações diplomáticas culturais e o impacto das atuais crises internas, política e econômica, na imagem do Brasil no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Sônego de Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Educação pela PUC-Campinas, tendo como objeto pesquisa a formação cultural do professor. Possui graduação em Pedagogia - UNESP (2005) e Letras pela UNITOLEDO (2011), Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação, pela UNICAMP e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP; atualmente é Chefe do MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas-SP, Formador do CEFORTEPE/SME/Campinas, Professor efetivo de Língua Portuguesa da Rede Pública do Estado de São Paulo,  foi Assessor na Secretaria Municipal de Cultura de Campinas da Interlocução dos Projetos Culturais e Educacionais,, esteve como Secretário Municipal de Cultura - gestão 2005-2008(Araçatuba), atuou como Produtor Cultural. Atualmente é pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa LABCINE ( Universidade Presbiteriana Mackenzie)

André Luiz Olzon Vasconcelos, Doutor Em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie Professor da PUCCAMP- Pontifícia Universidade Católica de Campinas Pesquisador LABCINE

Doutor em Educação Artes e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e mestrado em Música de Cinema pela Universidade de Estadual de Campinas (2008). É professor da PUC Campinas, Centros universitários Belas Artes e SENAC lecionando disciplinas com ênfase nas Linguagens da arte contemporânea, design, audiovisual, áudio e soundesign. Atualmente desenvolve trabalhos nos seguintes segmentos: design digital, cinema, música de cinema, trilha musical, trilha sonora e multimídia. Pesquisador do LABCINE

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

de Carvalho, A. S., & Vasconcelos, A. L. O. (2018). Um filme brasileiro, uma trilha musical e muita repercurssão mundial: análise do filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. Revista Trama Interdisciplinar, 8(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10780