A brincadeira de faz de conta e a infância
Resumen
O artigo aborda as reflexões de Lev Semionovitch Vigotski a respeito da brincadeira de faz de conta. Ao longo de sua vida, o autor não desdobrou o tema da brincadeira, mas, até hoje, sua palestra “A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança”, proferida em 1933, estenografada e publicada na União Soviética apenas em 1966, é uma referência para os que estudam a teoria histórico-cultural soviética e russa. Por ser, segundo Vigotski, uma das atividades-guias da infância, a brincadeira de faz de conta apresenta aspectos defundamental importância que impulsionam o desenvolvimento da criança. Pode-se afirmar que a criança, na brincadeira de faz de conta, vivencia verdadeiros dramas, pois, mesmo tendo a liberdade de criar as situações imaginárias, há regras do comportamento social implicadas na atividade em que são estabelecidas relações, seja entre crianças, entre crianças e objetos ou, até mesmo, entre crianças e adultos. Mas vale um alerta: os adultos só podem entrar na brincadeira quando convidados e bem-comportados, pois quem deve estar no comando é a criança
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-08-31
Cómo citar
Prestes, Z. (2016). A brincadeira de faz de conta e a infância. Revista Trama Interdisciplinar, 7(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9807
Número
Sección
Dossiê
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.