O ARTESANATO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE GÊNERO: ARTICULANDO PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumen
Este texto aborda aspectos da trajetória investigativa encaminhada pela autora, que há algum tempo tem desenvolvido estudos sobre o trabalho feminino, incorporando histórias de vida de grupos distintos de mulheres, incluindo desde acadêmicas da universidade, professoras da rede de ensino pública, até grupos de maior vulnerabilidade social, como mulheres catadoras que trabalham com reciclagem de lixo e agricultoras sem terra pertencentes ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Trata-se de iniciativas diversas que têm
como objetivo investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino (incluindo aí a docência) e sua relação com a categorização de gênero, a partir das histórias de vida de mulheres envolvidas e também do artesanato produzido por cada participante, em oficinas de produção artesanal. A intenção é fazer dialogar saberes populares e acadêmicos, tendo como foco central a formação, a pesquisa e a extensão em estudos de gênero.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.