PARA D. IZABEL MENDES DA CUNHA

Autores/as

  • Sonia Missagia Mattos Professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Resumen

Este artigo é dedicado à memória da mestra ceramista D. Izabel Mendes da Cunha (1924–2014), do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Ele resulta de uma conferência que realizei no II Colóquio Mulheres, Feminismo, Artesanato e Arte Popular, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unissinos), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Procurei delinear aqui conexões que são centrais entre a arte do barro e a vida coletiva do Vale. Para tal, primeiro situei o local da pesquisa, trazendo aspectos de sua peculiar formação histórica que propiciou a emergência e desenvolvimento de diversificados saberes e fazeres, colocando em realce os objetos de cerâmica. Em seguida, focalizando em um dos fortes atributos da personalidade da mestra D. Izabel, a generosidade, trouxe algumas memórias de sua trajetória de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonia Missagia Mattos, Professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Pós-doutora em Antropologia Urbana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2016-06-24

Cómo citar

Mattos, S. M. (2016). PARA D. IZABEL MENDES DA CUNHA. Revista Trama Interdisciplinar, 7(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9325

Número

Sección

Ofícios da arte popular e do artesanato feito por mulheres