Pedagogia Social: uma análise sobre a práxis do educador voluntário da Children's International Summer Village

Autores/as

  • Rogério da Costa Ribeiro Universidade de São Paulo USP
  • Suelly Aparecida Galli Soares Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Palabras clave:

Pedagogia Social, Educador Voluntário, Educação não Escolar, CISV, Educação para Paz,

Resumen

Em decorrência das demandas sociais por disseminação da cultura de Educação para a Paz, a atuação do educador voluntário tem ganhado campo de atuação no âmbito da educação escolar e não escolar. Este estudo aborda a práxis do educador voluntário da organização não governamental Children International Summer Village (CISV), que se autocompreende como educação não escolar atuando em confluência com a educação escolar, sob o viés da Educação para a Paz. Uma perspectiva educacional que parte do pressuposto que a Paz se cria, num processo de construção contínua de justiça social, para um mundo mais justo, pacífico, solidário e humano. Esta abordagem visa investigar a atuação prática do educador voluntário CISV e correlacionar os objetivos e princípios educacionais da organização CISV com os pressupostos da Pedagogia Social. O tema desta investigação interessa às áreas de Educação, Serviço Social e Gestão de Projetos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. A observação participante do pesquisador na realidade em estudo foi utilizada como instrumento para coleta de dados. Como resultado, percebeu-se que a educação para a Paz, tanto na perspectiva do CISV, quanto da Pedagogia Social Freireana, parte do pressuposto que a Paz se cria, num processo de construção contínua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério da Costa Ribeiro, Universidade de São Paulo USP

Pedagogo pela Faculdade de Pedagogia de Vargem Grande Paulista - SP, Especialista em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense - RJ e  Mestre em Ciências da Educação, na especialidade em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa/Portugal). Atua como Coordenador de Área no Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Cotia – SP.

Suelly Aparecida Galli Soares, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação, Participante  do LEPED, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença. Faculdade de Educação UNICAMP, Campinas. SP. Docente e Coordenadora de cursos de Pós-Graduação na PUC Campinas de 1988 a 2007. Autora de livros pela Editora Cortez,  Átomo &Alínea e Papirus. Co-autora de capítulos de livro e artigos. Curadora de Conteúdos da Disciplina Avaliação em EAD do Instituto Federal do Paraná,  participa de bancas de mestrado e doutorado nas universidades de Campinas e região.  Docente convidada da Pós-Graduação em Educomunicação e Midialogia da UNISAL, Campinas SP.

CV: http://lattes.cnpq.br/1084851064977338

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Ribeiro, R. da C., & Soares, S. A. G. (2018). Pedagogia Social: uma análise sobre a práxis do educador voluntário da Children’s International Summer Village. Revista Trama Interdisciplinar, 9(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9249

Número

Sección

Artigos