Esboço de um traço da memória (Warburg, Benjamin, Malraux e Caillois)
Resumen
Partant de l’architecture de la bibliothèque de l’Institut Warburg et de la relation intime qu’elle entretient avec les méthodes mnémotechniques, nous parcourrons le lien entre image photographique, livre et bibliothèque pour voir comment ces trois éléments ont reflété des points de convergences entre les préoccupations
d’Aby Warburg, de Marcel Proust, de Walter Benjamin, d’André Malraux et de Roger Caillois. Ce tracé de la mémoire souligne la tension entre une esthétique de l’image fantôme et la notion d’une archive naturelle comme tentative ultime de sauver l’art de sa mortification dans l’universalité du musée imaginaire.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.