Possibilidades e desafios do ensino musical nos cursos brasileiros de Pedagogia
Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca da situação do ensino musical nos cursos de Pedagogia brasileiros, destacando os desafios enfrentados e as possiblidades de caminhos a serem trilhados. Foi proposto um diálogo a partir dos dados coletados pelo Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap) por meio da análise de 1. planos de ensino das disciplinas Artes/Música oferecidas em cursos de Pedagogia públicos no Brasil; 2. da fala de alunos que tiveram experiências musicais em cursos de Pedagogia em São Paulo; e 3. da visão das autoras deste trabalho – embasadas em suas experiências profissionais e suas pesquisas –, permeada pelo pensamento de educadores, músicos e educadores musicais que estudam o tema em questão. É apresentado um breve histórico acerca da presença da música na formação de professores no Brasil e faz-se uma análise da situação atual a partir das ementas e bibliografias dos cursos. O estudo aponta para um espaço restrito para a linguagem musical nos currículos e desafios a serem superados. Apresentamos possibilidades de trabalho viáveis ao educador da infância, focados na práxis, tendo como eixos centrais o brincar e o criar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.