A dimensão estética na formação dos pedagogos

Autores/as

  • Daniel Momoli
  • Olga Egas Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumen

O texto apresenta uma análise geral do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap) desde julho de 2012. Inicialmente, fazem-se reflexões sobre a formação do pedagogo. Em seguida, há uma descrição da construção da pesquisa a partir dos recortes feitos em um cenário extremamente amplo, constituído de 99 instituições de ensino superior (IES) públicas municipais, estaduais ou federais no território nacional, e analisam-se os cursos de Pedagogia das IES pesquisadas e o componente curricular de Arte. Desse universo, foram validados 56 formulários que contemplavam todas as informações tomadas como relevantes para que pudéssemos compreender e analisar a presença da Arte nos cursos de Pedagogia. Na segunda seção do texto, apresenta-se uma reflexão em torno da Arte no curso de Pedagogia entre o ensino de um saber especifico ou de uma dimensão estética para a formação de novos docentes. Essa análise faz parte de um trabalho de maior abrangência sobre a arte na formação do pedagogo que traça paralelos entre os nomes dados ao componente curricular de Arte nos cursos de Pedagogia, as referências contidas nas ementas, a etapa do curso em que o componente é ofertado e sua carga horária, considerando nossas inquietações sobre o conhecimento artístico e suas possibilidades na educação para além dos limites da relação proposta de ensino de arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Momoli

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Publicado

2016-08-16

Cómo citar

Momoli, D., & Egas, O. (2016). A dimensão estética na formação dos pedagogos. Revista Trama Interdisciplinar, 6(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8341

Número

Sección

Dossiê