GÊNERO E MORALIDADE DAS COISAS NOS PRIMEIROS ANOS DO PÓS-GUERRA NA ALEMANHA
Resumen
O ensaio se concentra em dois "filmes de escombros" (Trümmerfilm) - Os assassinos estão entrenós e Entre ontem e amanhã -, a fim de explorar como eles lidam com o legado da cultura material nazista em termos de gênero. Sugiro conceber os objetos na tela como “eventos tangíveis”, relativos à ordem interrompida das coisas na Alemanha do pós-guerra, incluindo o legado de desapropriação e “arianização” do espaço alemão. Como o problema da culpa masculina aparece nesses filmes de uma forma peculiar em relação à alienação de bens de uma vítima do sexo feminino, o problema da desapropriação (e o assassinato em massa a ele relacionado) é misturado com o desafio das relações de gênero no pós-guerra. O ato físico de limpeza e reordenação não é apenas estabelecido como uma tarefa feminina, mas também é um pressuposto para resolver o problema, desconfortavelmente presente, das sobras materiais do Terceiro Reich, por meio de intervenções corporais das mulheres.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.