Mediação cultural: entre a tensão e o diálogo a favor da existência dos espaços públicos

Autores/as

  • Giuliano Tierno de Siqueira Instituto Superior de Ensino do Paraná.

Palabras clave:

mediação cultural, mediador cultural, programação, espaço público, ocupação

Resumen

Este artigo ambiciona pensar a mediação cultural com base na relação de diálogo e tensão entre os programas realizados pelas curadorias das diversas linguagens para os seus frequentadores num espaço cultural institucionalizado e as derivas deste público nestes mesmos lugares. Quando dizemos programas, tratamos das programações elaboradas por curadores especializados, a partir de negociações com artistas e produtores de cultura para, a seguir, serem apresentadas ao público interessado naquela determinada linguagem artística ou manifestação cultural. Por derivas, entenderemos neste trabalho o entrar, o sair e o ficar num espaço que não tem a priori uma programação determinada, mas que mantém aberta ao sujeito a possibilidade de ocupá-lo concreta e simbolicamente. Tendo como pressuposto que não é possível tratar da mediação cultural sem tratar do papel do mediador cultural, analisaremos também este sujeito com base em seus saberes, suas atribuições e suas condições estruturais de trabalho como partes fundamentais dessa relação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giuliano Tierno de Siqueira, Instituto Superior de Ensino do Paraná.

Doutorando e Mestre em Arte/Educação pelo Instituto de Artes da UNESP. Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu A Arte de Contar Histórias – Abordagens poética, literária e performática pelo ISEPE – Instituto Superior de Ensino do Paraná. Autor e organizador do livro A Arte de Contar Histórias, pela editora Ícone (2010).

Publicado

2013-05-13

Cómo citar

Siqueira, G. T. de. (2013). Mediação cultural: entre a tensão e o diálogo a favor da existência dos espaços públicos. Revista Trama Interdisciplinar, 4(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5545

Número

Sección

Dossiê